Quais são as pessoas que a formiga representa?

Perguntado por: apadilha7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A formiga representa o tipo de pessoa disciplinada, trabalhadora e comprometida, que sabe administrar seu esforço e trabalho no dia de hoje para se preparar para as dificuldades de amanhã.

Formiga simboliza cooperação, determinação, pensamento coletivo, a sinergia e planejamento. Cada uma possui função definida dentro da equipe e todas as tarefas são bem divididas entre elas.

As formigas podem aparecer na casa mesmo quando está tudo limpo. Em grande parte das vezes, elas costumam surgir na cozinha, porque são atraídas por doces, açúcares e alimentos.

Tal como as formigas, este Exu representa a incansável força de trabalho. Simboliza que o pequeno ser pode ser um árduo trabalhador e que em bando, é capaz de fazer muitos milagres. Uma picada de formiga pode até não incomodar tanto, mas você já imaginou mil picadas de formiga? Pois é!

Resultado: Os insetos e outros animais pequenos veem o mundo em “câmera lenta”, por possuírem uma visão que reage aos estímulos de forma mais rápida do que humanos e outros animais maiores.

6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. 7 A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, 8 prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.

De acordo com o significado bíblico, os sonhos com formigas dizem que devemos ser persistentes se temos um grande obstáculo ou problema diante de nós, então temos que ser persistentes, temos que trabalhar muito e devemos saber que só o trabalho pode fazer nós com sucesso.

As formigas, uma das pragas urbanas mais comuns em todo o mundo, geralmente percorrem a casa em busca de alimentos ou restos deles. Por isso é mais comum encontrá-las pela cozinha, subindo pelas paredes ou fazendo caminho pelo chão.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

A cognição emerge das interações entre um grande número de neurônios. A mesma coisa acontece em uma colônia de formigas. As colônias tomam decisões, alocam mão de obra, se movem de forma coesa. Todas essas propriedades em nível de grupo surgem de interações entre um grande número de membros individuais da colônia.

Elas surgem principalmente no verão e são atraídas por açúcares, carnes, mel e outros alimentos comuns na cozinha. Mesmo mantendo a casa limpa, as formigas aparecem e invadem armários, pias, prateleiras, lixeiras e etc. Quando não é dentro, estão na parte de fora da casa.

Quando a glicemia (açúcar no sangue) está muito elevada nosso corpo tenta eliminá-la através da urina. A urina então passa a conter um teor maior de glicose, o que pode atrair formigas.

Segundo o Xamanismo, quando insetos visitam a sua casa existe uma razão, pois eles interagem com frequências que não percebemos. Eles transmitem muita sabedoria através de suas essências espirituais e podem ser considerados, inclusive, protetores.

A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo. As operárias realizam diversas tarefas, como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas. Os machos fertilizam as rainhas, durante o período de acasalamento, e morrem logo depois.

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade.

Uma pomba que se encontrava em um galho de uma árvore viu a urgência: pegou um raminho da árvore, aproximou-se da correnteza e alcançou a formiga que subiu no ramo e se salvou. A formiga, muito agradecida, assegurou à sua nova amiga que se acontecesse alguma situação ela devolveria o favor, ainda que sendo tão pequena.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

As formigas não não possuem veias artéria ou coração. Por isso possuem um sistema circulatório aberto.

As formigas têm cinco narizes e cada nariz tem a sua função. É na Austrália que existe o maior número de espécies de formigas.

Como as abelhas, as formigas vivem em uma sociedade matriarcal. A rainha manda no formigueiro e descarta o macho depois da reprodução. As operárias podem ter diversas características.