Quais são as partes do esfigmomanômetro?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O esfigmomanômetro aneroide é composto por uma pera para inflar o manguito, uma válvula para controlar a desinflação, um manômetro aneroide para medir a pressão, e o manguito e braçadeira para manter a pressão constante.

O dispositivo que é calibrado para medir a pressão arterial é conhecido como esfigmomanômetro ou medidor de pressão arterial, e é composto por: Um manguito inflável para ser enrolado no braço, em uma altura vertical no mesmo nível do coração, para restringir o fluxo sanguíneo quando enrolado no braço.

É o sistema que contém a faixa que é colocada ao redor do braço do paciente, essa faixa inflável é ligada a um medidor, com um bulbo de borracha que funciona como uma bomba de ar para inflar a faixa. Ao pressionar o bulbo a faixa é inflada fazendo pressão no braço do paciente, e o ar é liberado a partir de uma válvula.

São estas 3 partes elemento de recepção (que transforma a pressão a ser medida em movimento ou força), elemento de transferência (que amplia o deslocamento ou força e transforma em sinal elétrico ou pneumático) e elemento de indicação (que recebe o sinal e indica ou registra a pressão medida).

As partes do estetoscópio são as olivas auriculares, que encaixam direitinho dentro do ouvido; as hastes, uma peça flexível feita de borracha que faz a ligação da haste de metal, na ponta, e a peça auscultatória; o tubo de condução, que tem um formato de Y e transmite os sons do corpo até o ouvido de quem tá examinando ...

Esfigmomanômetro mecânico
encha a braçadeira até que o ponteiro chegue a 180 mmHg — nesse momento, abra a válvula lentamente; enquanto isso, preste atenção no som que chega ao estetoscópio e no ponteiro do medidor: a batida mais forte (normalmente a primeira) é a pressão máxima e a última batida é a mínima.

Cada manómetro tem uma escala de leitura com uma gama de medição de 0 a 300 mmHg (mmHg= milímetros de mercúrio), que inclui subdivisões de 2 mmHg e traços de marcação maiores, destacados, de 10 em 10 mmHg, para uma leitura facilitada. O grau de precisão de leitura em toda a escala é de +/- 3 mmHg.

Usamos “mmHg” para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho. Quando lhe dizem que sua pressão está “doze por oito”, por exemplo, significa a medida de 120x80 mmHg, onde 120 é a pressão nos vasos, quando o coração se contrai, e 80 é a pressão nos vasos, quando o coração relaxa.

O instrumento utilizado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro, e os tipos mais usados são os de coluna de mercúrio e o ponteiro (aneróide), possuindo ambos um manguito inflável que é colocada em torno do braço do paciente.

46 a 49 anos — 124/83 mmHg para mulheres e 127/84 mmHg para homens; 50 a 55 anos — 129/85 mmHg para mulheres e 128/85 mmHg para homens; 56 a 59 anos — 130/86 mmHg para mulheres e 131/87 mmHg para homens; 60 anos ou mais — 134/84 mmHg para mulheres e 135/88 mmHg para homens.

Existem alguns locais usados para a aferição da pressão arterial, como por exemplo: A artéria braquial, o local mais utilizado. Também é possível aferir a pressão na artéria tibial, radial e poplítea, porém são menos comum.

A medida pode ser realizada nos dois braços, porém recomenda-se que as medidas posteriores sejam feitas sempre no mesmo braço de referência. Colocar o manguito sem deixar folga 2 a 3 cm acima do cotovelo, centralizar o meio da bolsa de borracha em cima da artéria braquial.

Tipos de pressão: pressão absoluta, pressão manométrica, pressão diferencial.

Vazão é a quantidade volumétrica ou gravimétrica de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre ou forçado por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um fluido escoa.

Existem dois métodos de aferição da pressão arterial: o direto e o indireto. O direto fornece a pressão direta ou intra-arterial e por ser mais invasivo, é reservado a situações específicas. Já o indireto pode ser realizado através da técnica auscultatória com estetoscópio.