Quais são as partes do corpo que utilizamos para dançar?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Quadris, pernas e pés trabalham intensamente em qualquer tipo de dança. "Até os bailarinos tropeçam no palco, mas isso não ofusca a fantasia do espetáculo." A dança em geral trabalha principalmente a parte inferior do corpo, ou seja, os glúteos, as coxas e as panturrilhas!

“Dançar e brincar” Quando dançamos realizamos uma série de movimentos corporais, como rodopiar, pular e outros. Podendo ser esses movimentos de maneira fraca ou forte, direta ou flexível, rápida ou lenta, relaxada ou lenta.

O corpo, em sua materialidade, é o meio de comunicação do pensamento, da cultura e de suas técnicas corporais, das intenções estéticas. Assim, pensar sobre uma companhia de dança é pensar que há ali a possibilidade de construção de um corpo obra de arte, de um corpo mídia de intenções estéticas e culturais.

Ela possui elementos constitutivos, ou seja, elementos que são próprios como: ritmo, gestos e movimentos, criatividade, improvisação, sentimentos e expressões faciais, tempo e espaço.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Por que podemos dizer que o corpo é o suporte para a dança? Responsável pela representação humana, apresentando caracte-rísticas próprias, o corpo é o principal fator expressivo, de acordo com seu condicionamento e suas possibilidades de movimento.

A existência da dança remonta aos tempos pré-históricos: em algumas cavernas européias, africanas ou asiáticas, há desenhos dos primeiros homens que praticavam essa arte. O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada.

Os elementos da dança
A dança possui três elementos fundamentais que são: movimento corporal, tempo e espaço. O movimento corporal remete às variedades de posições que o corpo faz com referência a um ponto. Ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos chamados de rotações e translações.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

Laban, com a sua análise do movimento, contribuiu para que os seres humanos sejam capazes de tomarem consciência de seus corpos, utilizando da melhor maneira possível os movimentos, que são a combinação das quatro categorias: expressividade, espaço, forma e o corpo.

Os movimentos podem ser improvisados, treinados, imitados, transformados ou criados; então, não é necessário saber passos marcados de um estilo de dança, basta deixar a imaginação fluir.

Dança é uma manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento que cria os movimentos. Movimentos que podem ser ritmados ou não, podem seguir uma coreografia pré-determinada ou movimentar-se livremente, pode ou não o movimento ser executado ao som de uma música.

Entendemos que mesmo com toda essa diversidade, a dança possui três elementos básicos estruturantes, que são: movimento corporal, espaço e tempo.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Samba

As mais conhecidas nacional e internacionalmente são o Samba e o Frevo, porém muitas outras danças compõem a nossa cultura popular.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.