Quais são as partes de uma laranja?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Qual parte da laranja você consome? A maioria das pessoas aproveita apenas a polpa (chupa ou transforma em suco) e joga no lixo todo o resto — ou seja, quase 50% da fruta. Mas tudo pode (e deve) ser usado: polpa, bagaço e casca (no caso da laranja orgânica). Aliás, a parte branca é nobre e tem até nome, albedo.

Cores secundárias
Amarelo + vermelho = laranja.

A laranja é o fruto da laranjeira, árvore da família Rutaceae. Possui porte médio que pode atingir até 8 metros de altura, tronco de cor castanho e copa de formato arredondado. A fruta é de origem asiática, foi levada pelos árabes para a península Ibérica e de lá se propagou pelo mundo.

A parte branca encontrada entre os gomos das laranjas pode ser até mais preciosa que o suco, pois é ali que se encontra a pectina, uma fibra solúvel que, no intestino, vira uma espécie de gel que ajuda no emagrecimento e auxilia nossa saúde.

Você sabia? A gema de um ovo de galinha e os alvéolos (saquinhos) que formam os gominhos da laranja, da bergamota ou do limão são alguns exemplos.

No bagaço, temos a pectina. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino.

"As metades da laranja - Uma comédia-musical" é uma obra idealizada por Tauã Delmiro, costurada por grandes clássicos da música romântica. A narrativa satiriza os clichês do gênero melodramático e se apropria dessa linguagem para refletir sobre amores tóxicos.

Laranja - Citrus sinensis - Jardineiro.net.

A laranja é uma fruta com diversos benefícios à saúde e, ao ser consumida em conjunto com outros alimentos, contribui para combater doenças cardiovasculares, fornecer energia ao corpo, melhorar o sistema digestivo e fortalecer o sistema imunológico.

As laranjas, os limões, as tangerinas, as limas e os pomelos são do gênero botânico Citrus e da familia Rutáceae.

É que a casca da laranja só fica cor-de-laranja se fizer frio de forma a que a clorofila verde seja degradada e permita que se veja a cor laranja conferida pelos carotenóides - ambos os pigmentos existem na casca da laranja, mas o verde "mascara" o laranja.

A laranjeira é uma árvore cítrica sempre-verde com uma vida produtiva de 50-60 anos. Algumas árvores bem cuidadas de laranja podem viver até 100 anos ou mais. A planta da laranja (Citrus x sinensis) pertence à família Rutaceae. É uma árvore que floresce e sua altura quando adulta pode ir de 5 a 15m (16-50pés).

A laranja representa 35% do suco de frutas consumido no mundo. No Brasil, a laranja também chegou com os portugueses na década de 1530. Era um recurso relevante (vitamina C) para evitar o escorbuto nas longas navegações.

Fruto comestível da laranjeira, de forma esférica, casca dura e polpa dividida em secções , rodeadas por uma película fina.

A casca da laranja é bastante utilizada na cozinha. Por ter sabor e aroma cítricos, pode ser utilizada em bolos, saladas, geleias e também ser um ótimo ingrediente para um chá. Esse chá aromático é muito utilizado na medicina tradicional. Caso você goste do sabor, ele é bem simples de fazer em casa.

Esta parte dos citrinos contém ainda ferro, cálcio, magnésio e zinco, numa percentagem superior à que se encontra no sumo da fruta, segundo revelou um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, em São Paulo. Além disso contém hesperidina, um antioxidante.

Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural das frutas, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo, assim, a perda de peso.

Além de não rolar desperdício, consumir o bagaço da laranja auxilia no funcionamento regular do intestino, graças às fibras. O bagaço também concentra pectina – uma substância que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue.

O albedo é um dos constituintes do resíduo sólido das indústrias processadoras de suco. Visando agregar valor e minimizar impacto ambiental, neste trabalho foram investigados os efeitos da temperatura e da velocidade do ar na cinética de secagem do albedo da casca de laranja.

Em frutas cítricas, como laranja ou limão, o maior volume de pectina está no chamado albedo, aquela parte branca que fica abaixo da casca. O preparo é feito com a retirada da parte colorida da casca da fruta, com uma proporção de água e ácido crítico, que pode ser, por exemplo, o próprio suco do limão.