Quais são as partes de um parágrafo?

Perguntado por: rperes8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A constituição de um parágrafo envolve três partes fundamentais:

  • Introdução: chamado de “tópico frasal”, essa parte define toda a ideia do parágrafo. ...
  • Desenvolvimento: momento de explicação e/ou explanação do tópico inicial (frasal). ...
  • Conclusão: Nessa parte, ocorre o arremate e a retomada para encerrar a ideia inicial.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Esse espaço em branco chama-se marcar o parágrafo… Sempre que for começar um parágrafo você deve deixar um espaço antes, ok? Atenção: não é a cada ponto que você deve deixar um espaço, é apenas quando for começar um novo parágrafo.

Parágrafo – É a divisão imediata do artigo e pode conter explicações ou modificações da proposição anterior. Os parágrafos podem se desdobrar em incisos ou alíneas. É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural. Inciso – É usado como elemento discriminativo do caput de um artigo ou de um parágrafo.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

A estrofe está diretamente ligado ao conjunto de versos em um texto, geralmente de cunho poético, enquanto o parágrafo se refere ao texto, ou seja, ele é o bloco que fragmenta as ideias do texto em camadas.

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

Para ensinar o parágrafo, o professor precisa levar a criança a perceber a existência de espaços no texto e investigar a sua função. É necessário trabalhar com o significado do espaço na escrita. Para isso apresente textos curtos como parlendas, adivinhas e provérbios, em que não há espaço entre as palavras.

Em um texto existe uma ideia central e outras ideias secundárias que apoiam a ideia central, como: dados, explicações, causas e consequências). A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim. O título costuma auxiliar na identificação da ideia central.

De forma geral, o parágrafo é toda divisão do texto. Ou seja, é uma estrutura textual que compreendem uma ideia do texto. De forma prática, o texto completo representa um conjunto inteiro em si — formado por frases que se relacionam por elementos de coesão e de coerência.

CONECTIVOS: Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, ...

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Como fazer o Desenvolvimento 2

  1. Operador argumentativo iniciando parágrafo;
  2. Tópico frasal (frase em que você anuncia o que será desenvolvido);
  3. Repertório para legitimar o que você está defendendo;
  4. Análise autoral e aprofundada, bem como articulada à análise do repertório;
  5. Fechamento crítico.

Os recuos são os espaços que ficam entre um parágrafo e a margem direita ou esquerda. Servem para ressaltar os parágrafos dentro do texto.