Quais são as partes de um artigo?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Estrutura do artigo científico

  1. Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
  2. Nome dos autores. ...
  3. Epígrafe (facultativa) ...
  4. Resumo e Abstract. ...
  5. Palavras-chave e Keyword. ...
  6. Conteúdo do artigo científico. ...
  7. Referências bibliográficas do artigo científico.

A estrutura geral de um artigo é composta pelas seções Resumo, Introdução, Materiais e Métodos (também chamada de Metodologia), Resultados, Discussão e Conclusão, nessa ordem de apresentação.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Estruturando seu artigo

  • Introdução.
  • Materiais e Métodos.
  • Resultados.
  • Discussão e Conclusões.

Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo.

Unidade, coerência, ênfase e clareza na forma de se expressar são elementos essenciais no texto.

2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Cada artigo de pesquisa deve incluir uma seção detalhada de Métodos (também chamada de “Materiais e Métodos”) após a Introdução, para fornecer ao leitor informações suficientes para julgar se o estudo é válido e reprodutível.

O formato exato do artigo deve seguir as recomendações do periódico ao qual ele será submetido. Usualmente, os artigos científicos são organizados contendo as seguintes seções principais: Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Resultados & Discussão e Conclusões.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Qual a diferença entre artigo e TCC? Um artigo científico tem uma estrutura mais simples e costuma exigir menos laudas do que um TCC. Além do que, no TCC é exigida uma parte "prática", ou seja, uma análise mais aprofundada dentro de um contexto criado pelo estudante, para apresentar.

A linguagem de um artigo técnico-científico deve ser clara, concisa, precisa, objetiva, preferencialmente com o verbo no impessoal, sem adjetivações, equívocos gramaticais e descontinuidades das ideias, enfim, dentro do rigor da língua culta, cujo texto contenha entre 15 e 25 laudas, extensão recomendada pelos ...

Como fazer o esboço
Pergunte a você mesmo questões óbvias como “por que fazer este trabalho?”, “o que isso significa?”, “quais hipóteses devem ser testadas?”, “por quê?”, “quais medidas devem ser realizadas?”, “como deverão ser caracterizadas?”, “o que deve ser aprendido?”, “quais são os possíveis resultados?”.

O desenvolvimento do artigo científico nada mais é do que a parte principal do trabalho científico. Em outras palavras, no apartado de desenvolvimento elaboramos uma explicação e discussão teórica, tratando do nosso tema de estudo, bem como dos resultados que foram colhidos para a elaboração do trabalho.

Na hora de escrever é preciso observar se as ideias da pesquisa não estão se contradizendo. De acordo com o pesquisador, muitas pessoas acabam cometendo erros nesse item. Introdução, desenvolvimento e conclusão devem estar muito bem alinhados e relacionados. Todas as partes devem apresentar coerência e lógica.

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

A redação do artigo científico. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, ao problema estudado, aos principais conceitos envolvidos e aos trabalhos já realizados até o momento.