Quais são as parcerias da Nike?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Ao falar de NIKE e colaborações, considerando os últimos anos, destacam-se nomes como OFF-WHITE, UNDERCOVER, SACAI, AMBUSH e Matthew M. Williams.

Família global da Nike Inc.
É o ímpeto de superar limites e ultrapassar obstáculos. É o desejo de criar o futuro. E você encontra tudo isso nas quadras, nas praias ou nas ruas, porque esses são os pontos de partida de cada marca da nossa família: Nike, Converse e Jordan.

A estratégia de marketing da Nike tem como alvo atletas e pessoas que buscam adotar novos estilos de vida e entrar em forma. Consequentemente, a marca identificou seu público e se posicionou como uma empresa que pode ajudá-los a atingir suas metas de condicionamento físico, fornecendo o calçado adequado.

O Corinthians é atualmente o único clube do país que tem a Nike como a sua fornecedora de material esportivo. Isso foi estabelecido com o anúncio nesta sexta-feira de que o Red Bull Bragantino assinou acordo com a New Balance para ser a sua nova empresa de uniformes para os próximos anos.

No início deste ano, dois clubes no Brasil eram patrocinados pela Nike. Contudo, em abril, o Red Bull Bragantino confirmou acordo com a New Balance e, com isso, o Corinthians se tornou o único time do país a ser patrocinado pela empresa norte-americana. O primeiro contrato do Timão com a Nike foi no final de 2002.

Na sequência, o ranking histórico traz Coca-Cola (28 conquistas), Nike (11), Nestlé (10) e Samsung (9). No Top of Mind 2022, Nike foi citada espontaneamente por 7% dos entrevistados, enquanto Omo recebeu 6% das menções, Coca-Cola, 5%, e Samsung, 4%.

Além de liderarem entre as marcas esportivas, Nike e Adidas são as duas únicas desse segmento a aparecerem no ranking das 50 empresas globais mais inovadoras. A norte-americana ocupa o 12º lugar geral, enquanto a alemã é a 35ª da lista. Em comparação com 2021, a Nike subiu duas posições, enquanto a Adidas uma.

O vencedor é nitidamente a Nike. Com maiores preços e mais vendas, ela nem precisou ser parceira da competição para ganhar essa partida milionária.

1. Nike Air Mag Back to the Future. O modelo clássico usado no filme de Volta para o Futuro, de 1989, teve uma rara versão lançada em 2016. Na plataforma americana StockX, apenas quatro unidades estão disponíveis e os valores variam de R$ 583 mil a R$ 23 milhões.

Hoje, a marca é gerida pela subsidiária Fisia, já que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) obrigou a separação de negócios entre a Nike do Brasil e a Centauro, como forma de desestimular condutas anticompetitivas.

A Nike, além do patrocínio com os atletas, também investe em campanhas virais que promovam a igualdade entre eles e os amadores. Durante a pandemia, por exemplo, a marca lançou um vídeo, com várias imagens de profissionais e pessoas comuns treinando em casa. Igualmente, outra ação impactante foi a do dia das mães.

A família Knight é dona da Nike. De fato, o principal acionista individual é Travis A. Knight, filho de Philip Knight, cofundador da Nike, com uma participação de 7% nas ações da Classe A e uma participação de 2.7% nas ações da Classe B.

Grupo SBF

O Grupo SBF, dono da Centauro e distribuidor da Nike, se consolidou como ecossistema do esporte. Publicado em 13 de setembro de 2022, 06h00. “A gente nem começou ainda”, diz Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF, dono da rede de varejo Centauro e da distribuição da marca Nike no Brasil, ao falar do futuro.

De acordo com o portal, o Massa Bruta optou pela mudança por considerar que não teve um tratamento adequado por parte da Nike, recebendo peças sem qualquer personalização.

Atualmente, a empresa norte-americana paga cerca de R$ 30 milhões por ano ao Corinthians. No entanto, como o acordo é fixado em dólar, esse montante acaba variando de acordo com a cotação da moeda.

De acordo com reportagem da ESPN Brasil, a CBF recebe da Nike atualmente US$ 35,5 milhões (R$ 187,8 milhões pela cotação atual) por ano.