Quais são as paralelas que cortam o continente americano?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4). Ocupa terras do hemisfério norte, sul e oeste.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

4 resposta(s)
O continente americano é cortado por quatro paralelos que são eles: Trópico de câncer, Trópico de capricórnio, Círculo Polar Ártico e a linha do Equador, a grande parte do nosso continente esta localizada ao norte e sul.

Resposta: É o Círculo Polar Antártico. Espero ter ajudado!!!

A Europa encontra-se totalmente no hemisfério norte da Terra, também chamado hemisfério setentrional ou boreal. Somente um dos paralelos mais importantes cruza o continente europeu: trata-se do Círculo Polar Ártico, que passa pelo extremo norte da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.

Cortam a África, três dos grandes paralelos terrestres: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, além do Meridiano de Greenwich.

Os paralelos que passam pela América do Sul são: a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Linha do Equador

A América do Sul está localizada na porção centro-sul do planeta Terra. Desse modo, ela é cortada, mais ou norte, pela Linha do Equador, e, mais ao sul, pelo Trópico de Capricórnio.

O nosso país encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: a maior parte no hemisfério sul, uma pequena parte no hemisfério norte e todo o seu território no hemisfério oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao Sul pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% de sua área em uma zona tropical.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são: Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N); Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S); Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);

De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N)
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S)
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N)
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S)

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

Paralelo 30 sul
O Paralelo 30 S é um paralelo no 30° grau sul no plano equatorial terrestre.

O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

O planeta Terra possui dois trópicos, são eles o de Câncer e o de Capricórnio. Os trópicos são linhas imaginárias, traçadas paralelamente ao Equador, que circulam a Terra inteira. Essas linhas estão dispostas no Hemisfério Norte (acima da Linha do Equador) e no Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul.

A linha do equador, maior dos paralelos, divide a terra em dois Hemisférios, o Sul e o Norte.

Com 40 mil km de extensão, a Linha do Equador atravessa 14 países da América do Sul, África, Ásia e Oceania, dividindo o Hemisfério Norte do Hemisfério Sul da Terra.

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.