Quais são as panelas mais saudáveis para cozinhar?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Panelas que liberam resíduos nocivos à saúde devem ser evitadas, enquanto materiais como teflon antiaderente, vidro temperado, cerâmica, pedra sabão e ferro fundido podem ser apostas para pratos mais saudáveis.

As panelas de aço inox apresentam grande resistência e durabilidade. Entretanto, assim como ocorre com as panelas de alumínio, os arranhões e o polimento frequente podem liberar substâncias prejudiciais. Por isso, o momento ideal para trocar uma peça de inox é quando ela já apresenta esse tipo de desgaste.

As panelas de cerâmica têm uso parecido com as de inox. “Elas retêm bem o calor, embora um pouco menos do que as de inox”, explica Kay Gentile. Também são versáteis, desde que se controle bem as chamas.

Panelas de cerâmica
É extremamente seguro porque não é reativa ou tóxica.

Nesse quesito, a disputa é bem apertada. No entanto, a cerâmica leva a melhor, conseguindo um resultado impressionante mesmo sem o uso de uma gota de óleo. Claro, existem panelas de diferentes qualidades, o que impacta diretamente sua potência antiaderente.

Esse é um dos segredos dos melhores chefs! Panelas com revestimento cerâmico, por exemplo, se destacam por não transferir nenhuma substância ao alimento. Já as panelas em ferro fundido tem alta absorção de calor que acelera o cozimento.

Cidinha Lamounier: O feijão a gente pode fazer na panela de vidro, porque ele tem caldo. No caso do arroz e do feijão, as mais indicadas são as de inox e de alumínio. Elas distribuem o calor de uma forma igual, então você tem um padrão na alimentação.

O alumínio é um melhor condutor de calor que o aço, o que fará que seu mosto ferva mais rápido e também esfrie mais rápido. A única grande desvantagem do alumínio é que ele oxida, então você não pode usar produtos a base de oxigénio ou produtos de limpeza agressivos, tais como Oxyclean ou PAC 200.

Para saber se uma panela de aço inox possui níquel, basta aproximar um ímã de geladeira. Se ele grudar, então a graduação da panela é 18/0 e não contém níquel. Se não grudar, ela é feita com níquel, pois esse elemento neutraliza o efeito do ferro em atrair ímãs.

As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior.

É que como a cerâmica é um material atóxico, antialérgico, que não pega cheiro e nem gosto, ela pode cozinhar todo tipo de alimento. E o bom é que ela é bem fácil de limpar! Basta detergente neutro e uma esponjinha que já dá pra deixar ela brilhando. E olha, essa panela ainda pode ir no lava louças sem problemas.

Qual tipo de panela é mais resistente e libera menos resíduos?

  • Aço inox. As panelas de aço inox apresentam grande resistência e durabilidade. ...
  • Ferro. ...
  • Cerâmica. ...
  • Vidro. ...
  • Panelas a serem evitadas:
  • Antiaderentes. ...
  • Alumínio.

Alumínio
Pesquisadores da USP descobriram que panelas de alumínio e de aço inoxidável podem soltar metais pesados durante o preparo dos alimentos.

As panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as de Teflon. Nelas, é possível cozinhar com pouco óleo. Ao contrário das 100% cerâmicas, a temperatura dos alimentos não é mantida.

Avalie o tamanho da panela e o tamanho do conjunto (se for comprar mais de uma), o material dos cabos e das tampas, as possibilidades de uso (micro-ondas, fogão convencional, fogão elétrico, entre outros). Verifique, também, se o design é interessante para você e se a panela é realmente de cerâmica ou apenas revestida.

cinco anos

A vida útil média de uma panela antiaderente é de cerca de cinco anos. Alguns modelos high-end podem durar mais do que isso. Fique atento aos sinais de que a panela precisa ser aposentada: mudança de cor na superfície antiaderente ou quando a superfície começar a descascar.

A Royal Prestige, marca de utensílios domésticos de alta qualidade e tecnologia da multinacional americana Hy Cite, é a nova patrocinadora do Master Chef.

Le Creuset
As queridinhas do mundo gourmet estão no topo da lista das melhores marcas de panelas para cozinhar por possuírem características únicas. Cheias de design, fabricadas em ferro fundido, coloridas e esmaltadas, as panelas Le Creuset estão no mercado há mais de 90 anos.

Depois de duas edições de sucesso realizadas em 2022, a Royal Prestige®, marca de utensílios domésticos premium da multinacional americana Hy Cite, retorna como patrocinadora das três edições do MasterChef Brasil programadas para 2023, agora com a cota master.

Se as panelas antiaderentes com Teflon têm riscos potenciais, qual usar? O alumínio e o cobre também são prejudiciais ao nosso corpo e não são materiais recomendados para panelas atualmente. Assim, as mais indicadas são as de cerâmica, de inox, de ferrofundidoesmaltado e de vidro.