Quais são as palavras que tem mais de um sentido?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

O sentido próprio das palavras é também chamado de sentido literal ou sentido denotativo.

Normalmente ela se refere aquilo que tem significado em um determinado contexto. Neste contexto, temos então dois tipos de sentidos: O sentido conotativo ou sentido figurado, corresponde a uma interpretação diferente do seu significado original e o sentido denotativo se refere ao emprego original e literal da palavra.

A palavra “letra” possui diferentes significados, mas remete para o mesmo conceito: o da escrita.

Geralmente o duplo sentido faz uso de palavras que podem ter sentidos diferentes dependendo do contexto. Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)

Quando o sentido de uma palavra for semelhante, a relação de sentido é chamada de sinonímia, e as palavras são sinônimas.

Constituída de distintos significados, assim como a sonoridade, as palavras homógrafas são aquelas que apresentam a mesma grafia. Exemplos: Apoio (suporte) e apoio (verbo apoiar); Boto (golfinho) e boto (verbo botar);

Polissemia é o nome que se dá ao fato de um termo apresentar mais de um significado.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que se olhando por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.

A maior palavra da língua portuguesa é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

Muitas vezes abordado com caráter místico em histórias sobrenaturais, o sexto sentido na realidade existe e é nada mais que um nome popular dado a um sistema conhecido do corpo que mistura informações de todos os outros cinco e é chamado de propriocepção, ou cinestesia.

Semântica é a ciência que se dedica ao estudo do significado e a interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um específico contexto. A semântica é uma parte da gramática que se relaciona com outro campo da linguística, a sintaxe.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

1. Frase ou palavra citada para apoiar uma definição, uma regra. 2. Aquilo que pode ou deve ser imitado.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato.

Por exemplo, considere as perguntas: "Você tem fome ou sede?" e "Você quer café e café da manhã?". Ambas são perguntas de duplo sentido, que perguntam sua opinião sobre várias coisas. Elas podem exigir duas ou mais respostas para responder com o que você realmente sente ou o que você realmente quer.

Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado. Exemplo: O irmão de João esqueceu seu livro na escola.

De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.