Quais são as palavras que tem duplo sentido?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo:

  • Adoro suco de manga (se referindo à fruta)
  • Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
  • Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

Na tira, o humor é criado pelo fato de que a personagem confunde os dois sentidos da palavra "nós", pensando que duas milhas náuticas é igual a duas pessoas navegando juntas.

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”. “Não sei se vou ou fico”.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.

Polissemia é o nome que se dá ao fato de um termo apresentar mais de um significado.

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado. Exemplo: O irmão de João esqueceu seu livro na escola. De quem é o livro?

01 – Quais são os dois sentidos da palavra pilha, considerando-se o texto? No texto, a palavra pilha adquire sentido de bateria e de monte, porção de livros.

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.

A ambiguidade ou anfibologia é entendida como algo que pode ter mais de um significado. Ela se apresenta em dois tipos distintos: como recurso de construção e como problema de construção.

Na polissemia uma palavra apresenta vários sentidos
Já a metáfora é uma das figuras de linguagem e cria sentidos figurados através de comparações. Ela é utilizada para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é colocada em uma frase, faz com que esta fique mais expressiva para os que leem ou ouvem.

Frases de despedida no trabalho engraçadas
Mas, apesar dos pesares, te desejo toda sorte do mundo. A gente se encontra por aí (menos no desemprego, eu espero). 14 – Em sua nova experiência profissional, te desejo só coisas boas, como um patrão bem paciente. É preciso muita paciência para aguentar você.

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

Figuras de linguagem são palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa. Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo.

Ora vamos ver então quais as principais figuras gramaticais : imagem, comparação, interrogação, apóstrofe, prosopopeia, reticência, hipérbole, perífrase (todas de pensamento ); elipse, anacolutia, anacoluto pleonástico, pleonasmo, anástrofe, zeugma, assíndeto (estas de sintaxe ); metáfora, ironia, sinédoque, metonímia ...

O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.