Quais são as palavras que perderam o acento?

Perguntado por: idias2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito... Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico. As palavras terminadas em “o” só recebem acento gráfico quando são oxítonas: avó, avô, jiló, gigolô, paletó...

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

O Til (~) é um sinal gráfico e não um acento. Ele serve para indicar a nasalidade e, na língua portuguesa, apenas pode acompanhar as vogais a e o.

A forma correta de escrita da palavra é voo, sem acento circunflexo. A palavra vôo passou a estar errada desde a entrada em vigor do atual Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.

Higiene (e não higiêne)
O erro na acentuação da palavra higiene ocorre porque erradamente é estabelecido um paralelismo com a palavra higiênico. A palavra higiene, contudo, contrariamente à palavra higiênico, é uma palavra paroxítona. Sendo formada por um hiato, tem a vogal e como sílaba tônica: hi-gi-E-ne.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Esta palavra não tem acento, porque não é necessário. Seja a frase: "O João ia a correr e caiu". Em presença desta forma verbal, ninguém a pronuncia erradamente, porque todos nós a conhecemos.

Antes do acordo, tínhamos 23 letras em nosso alfabeto, agora, contamos com o acréscimo das letras K, W e Y, totalizando 26 letras no alfabeto do português brasileiro. Essa mudança ocorreu com a intenção de deixar “as coisas mais organizadas”.

Palavras paroxítonas que são acentuadas depois do ditongo
Baiúca – baiuca; Bocaiúva – Bocaiuva; Cauíla – cauila; Feiúra – feiura.

Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Quanto a cor e flor, eram, de facto, grafadas com acento circunflexo num passado não muito distante1; mas, segundo o acordo ortográfico em vigor, actualmente não se deve usar o acento circunflexo nestas palavras. N. E.: Antes do Acordo Ortográfico de 1945, escrevia-se côr para distinguir de cor em «aprender de cor».

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.

nada muda na acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados. Eles continuam com o acento circunflexo no plural (eles têm, eles vêm) e, no caso dos derivados, com o acento agudo nas formas que possuem mais de uma sílaba no singular (ele detém, ele intervém).

a, e, o, em, ens.