Quais são as palavras que não pode usar em uma redação?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Veja algumas dicas.

  • 1 – Não use “aí” e “daí”
  • 2 – Evite usar o “e” repetidamente.
  • 3 – As contrações também não são legais.
  • 4- Não se recomenda o uso de interjeições.
  • 5 – Cuidado com o uso do “então”
  • 6 – Evite o uso de ditados populares.
  • 7 – Utilizar pronomes “eu” e “você” também está proibido.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Normalmente, os temas de redação são atuais. Por isso, uma forma de começar o texto é usar a palavra “Atualmente” e, logo em seguida, abordar o assunto.

Início, meio e fim
É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização. É preciso caprichar para encerrar corretamente, sem apresentar informações que não foram tratadas antes.

A locução conjuntiva “ou seja” equivale a “em outras palavras”. Algumas pessoas utilizam de forma errada numa oração em que não cabe o uso, como no exemplo 1 citado acima. Que reescrita “Eu preciso estudar mais redação e Direito constitucional todas as noites” e não seria preciso utilizar o “ou seja”.

Passo a passo para fazer uma boa redação:

  1. Reflita sobre o tema da redação.
  2. Desenvolva as ideias iniciais.
  3. Estruture a sua redação.
  4. Utilize conectivos e seja coerente.
  5. Revise o que escreveu.

Redações com "impropérios, desenhos e formas propositais de anulação" receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem. Até um rabisco no meio do texto entra nessa categoria de erro.

Introdução. A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

O ponto e vírgula indica uma pausa moderada (menos que o ponto e maior que a vírgula). Ele é frequentemente usado em numerações, como “O primeiro caso é simples; o segundo é o mais complexo”.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista. Independentemente de sua posição a respeito do tema, escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.

Parágrafos organizados e bem estruturados
Sua redação deve ter pelo menos três parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa organização é essencial para que seu texto esteja bem encadeado. Além disso, saiba delimitar bem cada uma dessas partes do texto.

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto. A redação na prova do Enem deve ter entre 7 e 30 linhas. Qualquer texto que não cumpra com esse limite será zerado pelo corretor. Para alguns especialistas, o ideal é que o texto definitivo fique com um número de linhas acima de 20.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

E quais são: marcar alguma identificação pessoal na prova, rasurar (riscar/borrar) palavras, escrever de forma ilegível, colocar título onde não é solicitado, escrever em primeira pessoa e muitos outros.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.