Quais são as palavras oxítonas não acentuadas?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos
  • As oxítonas não acentuadas são aquelas que já possuem a última sílaba tônica sem necessitarem de acentuação gráfica. Essa categoria de palavras são terminadas em -l, -r, -i, -u, -x, -im, -om e -um. Vamos aos exemplos:
  • cristal (cris-tal)
  • anel (a-nel)
  • varal (va-ral)
  • dedal (de-dal)
  • civil (ci-vil)
  • azul (a-zul)
  • anil (a-nil)

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

São, contudo, acentuadas as palavras oxítonas terminadas na vogal u e na vogal i, quando precedidas de outra vogal, formando um hiato, como baú e açaí.

Tapióca não deve ser acentuada porque é: A Paroxítona terminada em a.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.

Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

As palavras paroxítonas terminadas em “em” ou “ens” não recebem acento gráfico: jovem, jovens; ordem, ordens; nuvem, nuvens; homem, homens; modem, modens; item, itens; polens, abdomens, liquens, hifens...

Ditongos abertos (“ei”, “oi”) não são acentuados em palavras paroxítonas: assembleia, estreia, plateia, ideia, Coreia, geleia, traqueia, boia, joia, jiboia, apoio, heroico, paranoico, tireoide, tifoide, androide.

Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: árvore, cálida, fétido etc.

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

  • Es-cri-tor (oxítona)
  • A-le-gri-a (paroxítona)
  • Sá-ba-do (proparoxítona)

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.

O monossílabo terminado em “o” é acentuado assim como a oxítona terminada em “o”: Pó e Cipó, do mesmo modo, Dói e Herói são acentuados por serem, respectivamente, um monossílabo tônico e uma oxítona terminados em ditongo aberto.

Por exemplo, na palavra CAQUI, a simples presença do i na última sílaba torna a palavra uma oxítona. É o caso de outra palavras como POTI, SACI, CAJU e PITU. Por esse motivo, palavras terminadas em I, como TÁXI, precisam do acento agudo na penúltima sílaba para que sua pronúncia não seja confundida.

De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc.

Como se escreve melancia? Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento.