Quais são as palavras gentis?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

6 maneiras de ser mais gentil com as pessoas

  1. Criar um clube do livro virtual. ...
  2. Praticar atividades juntos. ...
  3. Cozinhar a mesma receita. ...
  4. Jogar ou ver filmes on-line. ...
  5. Doar itens. ...
  6. Tentar uma ligação telefônica convencional.

Delicado, amável, encantador.

A gentileza se trata das diversas formas como as pessoas optam por expressar carinho, preocupação e consideração pelos outros e por si mesmos. Pequenos gestos como demonstrar um sorriso, oferecer um abraço de conforto e uma mão amiga são considerados atos gentis do dia a dia.

Por que é importante ser gentil? Ser gentil é uma forma de melhorar não só a vida das pessoas com quem você interage, mas também a sua. Inclusive, alguns estudos recentes já comprovaram os benefícios proporcionados por essa habilidade.

A gentileza faz bem
A ligação com o outro faz parte da nossa natureza. Somos gregários, está no nosso DNA. Precisamos do outro e só estamos bem quando estamos bem com o outro. A experiência do acolhimento, da partilha, do afeto, da sensação de plenitude só se dá com o outro.

Segundo Suze, a falta de gentileza e o individualismo são fatores que se agravam através do tempo. “Com a busca cada vez maior por status social e financeiro, as pessoas acabam deixando em segundo plano as relações afetivas para priorizar a relação com o dinheiro”, afirma.

05 dicas para desenvolver uma comunicação mais gentil

  1. Reconheça os pontos fortes e elogie.
  2. Peça aquilo você quer e não o contrário.
  3. Não ouça, escute.
  4. Demonstre interesse.
  5. Saiba como colocar suas opiniões.

Para ser mais amável, você precisa deixar os outros se expressarem. É vital ser paciente, ouvir com atenção e esperar que os outros terminem suas mensagens. Muitas pessoas extrovertidas e eloquentes tendem a se apropriar das conversas e não deixam seus interlocutores intervirem. Isso geralmente é indelicado.

Ser gentil é ser amável, agradável e elegante. Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa. Muitas vezes é considerada nobre e cavalheira. Por tudo isso é uma pessoa encantadora.

A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos.

1 educado, afável, amável, amistoso, atencioso, atento, cavalheiresco, cavalheiro, cavalheiroso, cortês, deferente, delicado, gracioso, lhano, mimoso, obsequioso, polido, simpático.

“De gentil presença” foi uma das formas usadas para descrever o maior rei de Israel, Davi, que até hoje é… “De gentil presença” foi uma das formas usadas para descrever o maior rei de Israel, Davi, que até hoje é considerado herói na Terra Santa.

O Globo Repórter desta sexta-feira (28) destacou como o legado de José Datrino continua vivo, incentivando a prática de atos gentis. A frase "gentileza gera gentileza", que corre o Brasil e inspira todo mundo, nasceu nas pilastras do Viaduto do Caju, na entrada do Rio de Janeiro, pelas mãos de José Datrino.

Expressão popularmente usada antes de fazer uma pergunta ou um pedido. por gentileza, saberia me informar onde fica o banheiro? Me passa o sal, por gentileza?!

Bondade é o que se faz. Gentileza é como se faz. Ou que na gentileza encontramos bondade, mas o inverso não é obrigatório. É totalmente possível actos de bondade que não envolvam gentileza.

Um homem gentil é aquele que se respeita, que sabe seu valor, e, ainda assim, consegue ser magnético e se destacar pela gentileza.

Ela está sempre sorrindo quando conversa com alguém, faz boas ações, é educada e não fala com aspereza. Inclusive, as ações de pessoas gentis são também chamadas de “gentilezas”.

Ensiná-lo a ser empático e amoroso e ao mesmo tempo ver as pessoas de casa sendo amáveis umas com as outras. Criando uma imagem de um lar amoroso e fortalecendo seus sentimentos.

Ser gentil oferece benefícios terapêuticos e melhora o bem-estar emocional de quem recebe e de quem pratica; presenciar ações gentis cria uma atmosfera positiva, há uma espécie de contágio saudável nos ambientes.

Ser gentil é ser bom e sentir-se do bem, mas nem sempre gera de volta a gentileza”. Fabiano aponta que ser gentil não necessariamente tem a ver com falar a verdade: “É importante entender que a gentileza não quer dizer falar a verdade e, sim, saber como falar a verdade. Ser gentil não é ser humano e, sim, sociável.