Quais são as palavras de gatilhos mentais?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Confira alguns exemplos de gatilhos:

  • Escassez: Induz a ideia de “não posso perder”. ...
  • Urgência: Induz o “agora ou nunca”, relação com tempo. ...
  • Autoridade: Induz superioridade na mente do cliente. ...
  • Prova Social: Induz a necessidade de pertencer a grupos, tomar atitudes que muitos fazem.

Como ativar os gatilhos mentais
A partir de um ou mais dos cinco sentidos, esses gatilhos podem ser acionados através de uma ação externa, uma memória forte que pode ser negativa ou positiva, uma identificação com algo ou alguém ou por meio de sintomas emocionais e psicológicos.

Os 7 gatilhos mentais mais importantes e como eles podem ser adotados

  1. Escassez. Geralmente, as pessoas dão mais atenção para aquilo que é escasso. ...
  2. Urgência. ...
  3. Antecipação. ...
  4. Histórias. ...
  5. Prova social. ...
  6. Novidade. ...
  7. Reciprocidade.

Um gatilho é um lembrete de uma forte emoção, de uma dor emocional ou até mesmo de um trauma passado. Esse lembrete pode levar uma pessoa a sentir tristeza, raiva, medo, ansiedade ou pânico. Também pode fazer com que alguém tenha flashbacks.

Como usar o gatilho mental da curiosidade?

  1. Identifique a necessidade do seu cliente. Recapitulando: curiosidade acontece quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. ...
  2. Gere curiosidade para a solução. Até aqui, você já identificou a lacuna que você precisava. ...
  3. Utilize cases de sucesso.

Entre os gatilhos mais comuns que disparam a ansiedade, podemos destacar:

  • Situações que remetem a traumas do passado – como cenas de filme com violência sexual, por exemplo;
  • Consumo de álcool e algumas drogas;
  • Pressão demasiada no trabalho ou estudos;
  • Consumo excessivo de informação;
  • Multidões;
  • Outros.

O gatilho mental da autoridade é uma técnica de persuasão que funciona posicionando a marca como uma referência no mercado, de forma a transmitir mais credibilidade para o consumidor.

Para aplicar o gatilho do medo da perda, você deve entender quais são os problemas que o seu produto ou serviço resolve e, principalmente, como esse problema afeta o negócio do seu cliente. É “tocando na ferida” e colocando em pauta os riscos da falta do seu produto ou serviço, que surgirá o medo da perda.

Para usar o gatilho da dor é preciso fazer diversas perguntas abertas e fechadas que ajudem o vendedor a saber mais sobre o cenário atual do cliente e seus desafios. O gatilho da dor é indispensável para incentivar a tomada de decisão dos clientes, principalmente para vendas difíceis.

Como sabemos, o gatilho mental da urgência relaciona-se a um prazo que estabelece até quando o produto ou serviço pode ser adquirido ou acessado. As estratégias de gatilhos mentais devem, portanto, ser adequadas ao público e ao objetivo que você quer atingir. Devem também estar sempre acompanhadas de bons conteúdos.

Converse com parentes e amigos sobre as situações que ativam seus gatilhos e seus sentimentos. Às vezes, conversar com alguém pode ser muito útil para evitar os gatilhos emocionais e compreender melhor o que se passa com você.

Os gatilhos emocionais podem gerar sensações como rejeição, traição, injustiça, desamparo, perda de controle, sentimento de exclusão, desaprovação ou crítica, assim como se sentir indesejado, inseguro ou sufocado.

Além do despertar de memórias desagradáveis e traumas, a psicologia explica que os gatilhos também podem ser desencadeados por: Opiniões e valores contrários: quando nos identificamos fortemente com um tipo de crença, podemos encontrar dificuldade para tolerar crenças opostas.

Como usar o gatilho da antecipação?

  1. Faça vídeos para revelar aos poucos o conteúdo;
  2. Comece a falar de lançamentos antes de eles acontecerem;
  3. Crie muitos conteúdos relacionados ao produto que você quer lançar;
  4. Revele aos poucos detalhes sobre o que você está produzindo;
  5. Faça contagens regressivas.

O gatilho mental de uma pessoa pode ser ativado através de um ou mais dos cinco sentidos. Em Marketing e Vendas, os mais comuns são a visão (imagem) e audição (som). O Marketing Digital se utiliza de muitas estratégias para gerar Leads e obter e fidelizar clientes.

O primeiro passo para identificar os gatilhos emocionais é entender quais estímulos mais afetam as suas emoções. Para isso, o autoconhecimento e o reconhecimento das emoções são ferramentas-chave.

Gatilhos emocionais positivos: o que você precisa saber
O que são: são respostas positivas que consideram emoções, pensamentos e comportamentos bem específicos, que se conectam a outras experiências positivas do passado. Quando nosso cérebro reconhece uma situação semelhante, os gatilhos positivos são acionados.

Confere com a gente!

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.

Entre as principais, estão o transtorno da ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, de ansiedade social, obsessivo compulsivo, pós-traumático, o de ansiedade de separação e as fobias.