Quais são as palavras de coesão?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Inicialmente, primeiramente (começo, introdução), antes de tudo, desde já. Além disso, do mesmo modo, acresce que, ainda por cima, bem como, outrossim. Enfim, dessa forma, em suma, nesse sentido, portanto, afinal. Igualmente, segundo, conforme, assim também, de acordo com.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

EXEMPLO DO ELEMENTO COESIVO
ademais, ainda mais, ainda por cima, além disso, e, outrossim, por outro lado, nem, não só… mas também, não apenas… como também, não só… bem como, também. sim, certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, sem dúvida.

Explicação - Como se nota; com efeito; como vimos; portanto; pois; é óbvio que; isto é; por exemplo; a saber; de fato; aliás... Conclusão - Em suma; por conseguinte; em última análise; por fim; concluindo; finalmente; por tudo isso; em síntese, posto isso; assim; consequentemente...

Coesão textual se refere à relação entre os elementos constitutivos de um texto. Ela pode ser referencial ou sequencial, e está restrita à estrutura linguística. A coesão auxilia na construção de sentido do texto. Coesão textual se refere à articulação entre os componentes de um texto.

A coesão textual se refere à harmonia entre as ideias de um texto, de forma que haja uma conexão lógica entre elas. Essa amarração é feita por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

A coesão trata basicamente das conexões entre os elementos do texto, palavras, frases, parágrafos, etc. Já a coerência permite a relação de sentido entre os elementos de um texto. Unindo estes dois recursos podemos entender e nos fazer compreensíveis, pois estabelecemos uma comunicação clara, e com sentido.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. Conhecê-los contribui para a escrita de uma boa redação.

Os conectivos são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual. Assim, se forem mal-empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.

Exemplos de conectivos
E; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

assim, como, com efeito, como resultado, dado que, de fato, de tal forma que, de tal sorte que, em virtude de, já que, logo, pois, por causa de, por conseguinte, por consequência, por isso, porquanto, porque, portanto, que, tão, uma vez que, visto que, Ela teve uma crise de alergia por causa do pelo do cachorro.

A coesão refere-se a estrutura e organização de um texto. Para isso, todas as suas partes devem estar interligadas através de elementos conectivos. Enquanto a coerência remete ao encadeamento lógico de ideias e ao sentido interno e externo ao texto.

sabe, distinguem cinco mecanismos de coesão: referência (pessoal, demonstrativa, comparativa), substituição (nominal, ver- bal, frasal), elipse (nominal, verbal, frasal), conjunção (aditiva, adversativa, cau- sal, temporal, continuativa) e lexical (repetição, sinonímia, hiperonímia, uso de no- mes genericos; colocação) ...

Tema da aula

  1. Projete o slide temático e pergunte aos alunos o que eles compreendem por “progressão lógica”. Espera-se que eles percebam que a palavra “lógica” remete à relação de sentido entre as partes de um texto. ...
  2. Questione quais classes de palavras, na opinião deles, podem estabelecer essa relação lógica.