Quais são as palavras com dois r?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos
  • decorrência. corriqueiro. aguerrido. sorriso. terrível. irracional. erradicação. ...
  • corrija. errado. irresistível. serrar. arroio. correr. corromper. ...
  • cerrado. irrupção. carregar. correspondente. berro. arrogar. mirrado. ...
  • derradeira. térreo. arroz. pirralho. irremediável. arrimo de família. ...
  • inderrogável. desarraigado. terreiro. curral. farra. arranha.

R ou RR?” “Sempre que ouvimos /R/ o som do R forte no meio da palavra, entre duas vogais, escrevemos <rr>, quando ouvimos /r/, o som do R fraquinho escreve-se a letra R sozinha”.

Resposta verificada por especialistas. As letras que vêm imediatamente antes e depois do rr são vogais. Perceba que o -rr sempre aparece entre vogais. Essa é a regra.

Se o novo verbo terminar em R, então significa que o verbo original também deveria terminar em R, ou seja, deveria estar no infinitivo.

O símbolo de marca registrada no Brasil é representado pela letra “R” maiúsculo dentro de um círculo que significa registrado e proíbe o uso da marca por parte de outras pessoas.

correto | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

b) Leia em voz alta estas duas palavras: aranha e arranha . Você percebe alguma diferença na pronúncia? Qual é a diferença na escrita dessas palavras? A palavra aranha tem um r , e a palavra arranha tem dois rr .

As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as. Os ditongos e tritongos devem pertencer a uma única sílaba. Então, não se esqueça disso: nunca os separe.

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

NA LÍNGUA PORTUGUESA, O R SEMPRE REPRESENTA O SOM FORTE QUANDO INICIA A PALAVRA. O R ENTRE DUAS VOGAIS REPRESENTA O SOM FRACO. PARA REPRESENTAR O SOM FORTE NO MEIO DA PALAVRA E ENTRE DUAS VOGAIS, É PRECISO USAR RR.

O alfabeto português é formado por 26 letras. As formas maiúsculas são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Palavras como "honra", "genro" e "tenro" são escritas com apenas um "r", pois após sons nasais (nesses exemplos provocados pela letra "n") não há pronúncia branda da letra "r". Para simplificar a escrita dessas palavras, a ortografia determina que seja usado apenas um "r" ao invés de "rr".

De acordo com o alfabeto oficial brasileiro, a letras que é antecessora da letra "R" é "Q". Já a letra posterior a esta é a letra "S".

Confira a lista de cores iniciadas com a letra R: Renda antiga. Rosa. Roxo.

4.801 Palavras terminadas em "r"

Confira a lista de nomes de marcas iniciadas com a letra R: Radio Shack. Radisson. Rado.

substantivo masculino Ch Pênis, cacete, pica. interjeição Usada para traduzir indignação ou admiração.

A letra R será pronunciada como R 'simples' nos seguintes casos: – quando estiver entre duas vogais: caro, muro, sarado. – quando for a segunda consoante de um grupo consonantal. livro, prumo, craca.

Seu significado era o de uma cabeça, representada pela adaptação do hieróglifo egípcio de uma cabeça. Transformou-se no "rô" dos gregos. Os romanos modificaram o rô acrescentando um pequeno traço para diferenciá-lo do no nosso P.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.