Quais são as outras aplicações atuais que utilizam a tecnologia GPS?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A tecnologia GPS auxilia na recuperação de carros, celulares e outros bens roubados se equipados com um dispositivo GPS. Além disso o GPS também é útil no monitoramento de veículos de transporte de produtos de altos valores, para evitar que estes veículos sejam desviados das rotas.

É o nome dado ao sistema norte-americano de navegação via satélite (inaugurado em 1973 para uso militar, liberado em 1983 para uso civil em todo o mundo), que fornece ao aparelho receptor em solo — um celular ou um tablet, por exemplo –, sua posição geográfica e a hora exata na região.

A tecnologia tracking baseada nos sistemas de posicionamento global (GPS) evoluiu de forma gradual e, atualmente, já faz parte das nossas vidas. O localizador GPS, em particular, tornou-se fundamental na recuperação de veículos roubados, bem como numa gestão de frotas eficaz.

Isso porque os usuários que fazem uso desses serviços podem inserir as mais diversas informações a respeito dos pontos turísticos, bares, restaurantes e outros lugares interessantes para se conhecer nas cidades. Além de mensagens, as pessoas também podem postar fotos do lugar.

GPS é a sigla de uma expressão em inglês, “Global Positioning System”, que significa: “Sistema Global de Posicionamento”. Assim, os aparelhos de GPS são importantes instrumentos de localização geográfica e muito utilizados para a localização de pontos específicos da superfície terrestre.

O Google Maps é mais completo em recursos, fornece rotas precisas e é mais eficiente em termos de consumo de dados. Já o Waze é melhor para quem busca informações em tempo real sobre o trânsito, tem mais recursos extras e tem mais facilidade para customização.

Guardas florestais, trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, todos são beneficiados pela tecnologia do GPS, que também se torna cada vez mais popular entre ciclistas, balonistas, pescadores, ecoturistas e aventureiros que queiram apenas orientação durante as suas ...

O Brasil é usuário da tecnologia GPS (Global Positioning Satellite) dos Estados Unidos. Trata-se de tecnologia de posicionamento, navegação e geolocalização de pessoas, objetivo, veículos, lugares. Esta tecnologia foi desenvolvida pelas agências militares.

Esta nova tecnologia faz uso intenso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), permitindo a coleta automática de dados georreferenciados. Colhedoras equipadas com antena GPS e sensores eletrônicos são usadas para o mapeamento da colheita no campo, permitindo identificar áreas de maior ou menor produtividade.

A função básica do GPS é mostrar a localização de uma pessoa ou equipamento em qualquer lugar no mundo. Portanto o primeiro benefício que esta tecnologia permite é o rastreamento de máquinas ou funcionários.

dois de cada cinco brasileiros (39% do total) que utilizam internet móvel em seus celulares usam também serviços de geolocalização. E, para esses, escapar do trânsito nas ruas é a principal utilidade da tecnologia, citada por 23% das pessoas.

As principais referências para localização são: a Linha do Equador (marco inicial das Latitudes) e o Meridiano de Greenwich (marco inicial das Longitudes). Para representar as coordenadas, devemos sempre iniciar pelo valor da Latitude, e depois da Longitude.

O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa forma de determinação da posição de um ponto na superfície terrestre. Tal tecnologia foi usada pela primeira vez, para fins bélicos, durante a Guerra do Golfo (1990-1991).

O GPS, de início, era um projeto militar dos EUA chamado de “NAVSTAR” e que foi criado na década de 1960, mas que só foi considerado completo em 1995, depois de 35 anos de trabalho que custaram 10 bilhões de dólares aos cofres americanos.

Antes da criação do GPS, os instrumentos utilizados para localização na superfície terrestre já foram dos mais diversos, incluindo o astrolábio, utilizado nas grandes navegações e a bússola.