Quais são as organizações internacionais e blocos econômicos que o Brasil participa?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

MERCOSUL – Mercado Comum do Sul. NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte. NOEI – Nova Ordem Econômica Internacional. OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Os blocos econômicos são classificados em quatro tipos principais: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

O Brasil está inserido no bloco econômico MERCOSUL, ou, Mercado Comum do Sul, que designa o conglomerado de países da América do Sul participantes das atividades por ele propostas.

Além dos países da ALADI (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela), o Brasil também possui acordo comercial com Guiana, São Cristóvão e Névis, Suriname, Índia, Israel, SACU (África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto e Suazilândia) e Egito.

Exemplos: Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Médico Sem Fronteiras, Cruz Vermelha, OEA (Organização dos Estados Americanos), OMC (Organização Mundial do Comércio), OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico), OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre outras.

A participação do Brasil na Organização das Nações Unidas, como em demais entidades internacionais, favorece o desenvolvimento do país, além de ampliar possibilidades de relações comerciais, científicas e culturais com diversos parceiros.

Existem incontáveis organizações internacionais, isto é, aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE.

Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado por 27 países europeus. Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. É também o bloco econômico mais antigo, pois começou a se formar ainda na II Guerra Mundial, nos anos 1940, com o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

O primeiro que configurou-se como bloco foi o Benelux, formado em 1944 pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Com o final da Guerra Fria, novos blocos econômicos foram criados para enfrentar a competitividade da chamada globalização. No entanto, ao longo dos anos, tornaram-se alicerces da sua consolidação.

Quais são os tipos de blocos econômicos? Existem três tipos principais de blocos econômicos: áreas de livre comércio, uniões alfandegárias e uniões econômicas.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação.

Um bloco econômico pode ser considerado como um grande grupo de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de compra da população, entre outros.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, desde 2019 foram concluídos 15 acordos internacionais – quase quatro por ano, em média.

Assim, a partir da Carta de 1988 foram ratificados pelo Brasil: a) a Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura, em 20 de julho de 1989; b) a Convenção sobre os Direitos da Criança, em 24 de setembro de 1990; c) o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, em 24 de janeiro de 1992; d) o Pacto ...

Um decreto do Poder Executivo ratificou a adesão do Brasil à Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.

China (22,6% de participação)
É claro que a China, nosso maior parceiro comercial, lidera a lista. Com um apetite insaciável por commodities como soja, minério de ferro e petróleo, a China continuou a importar grandes volumes de produtos brasileiros em 2022.

Quais os países que mais importam do Brasil?

  • China. Com volume de 46,2 bilhões de dólares em importações, a China também lidera o ranking dos países que mais importam do Brasil. ...
  • Estados Unidos. ...
  • Holanda. ...
  • Argentina. ...
  • Chile.