Quais são as organelas que produzem ATP?
A mitocôndria é uma organela citoplasmática presente em todas as células eucariontes, tanto animais quanto vegetais, e, nas primeiras, é a principal responsável pela produção de energia utilizável pela célula, na forma de ATP (adenosina trifosfato).
Qual organela celular está intimamente ligada à produção de ATP * *?
A Função das Mitocôndrias:
A função essencial da Mitocôndria é realizar respiração celular, produzindo ATP (que fornece energia para a célula).
Quais organelas produzem moléculas de ATP e quem utiliza esse ATP para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono?
Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono. Estamos falando, respectivamente, de mitocôndrias e complexo de Golgi.
Quais organelas produzem moléculas de ATP e quais utilizam o ATP produzido?
(UECE-2007) Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono. Estamos falando, respectivamente, de : Lisossomos e cloroplastos.
Como as mitocôndrias produzem ATP?
A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.
Quem produz o ATP?
Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia.
Qual sistema produz mais ATP?
O sistema aeróbio (necessita de oxigênio no processo) é o que tem maior capacidade de produção de ATP para uma mesma quantidade de substrato, porém seu processo é mais lento e portanto não consegue disponibilizar energia instantaneamente.
O que e produção de ATP?
O trifosfato de adenosina (ATP) é uma molécula transportadora de energia encontrada nas células de todos os seres vivos. O ATP capta a energia química obtida a partir da quebra das moléculas dos alimentos e libera-a para alimentar outros processos celulares.
Qual o papel do complexo de golgi?
O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.
Qual das organelas celulares abaixo relacionadas está associada com o processo de produção de energia ATP na célula?
As mitocôndrias se relacionam com a produção de energia pela célula, sendo onde ocorre o processo de respiração celular.
Que organelas estão envolvidas no metabolismo energético das celular?
Resposta. 1. ribossomos, retículo endoplasmático rugoso e complexo de golgi.
Onde ocorre a síntese do ATP?
Se utilizar energia liberada pela oxidação de moléculas orgânicas na presença de O2. Esse processo ocorre nas mitocôndrias e é desempenhando pela grande maioria dos seres vivos, inclusive o homem.
O que e o ATP e qual a sua função?
ATP é a sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos. ATP é uma sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato.
Quais são os três componentes do ATP?
A molécula de ATP é formada por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato. A adenina ligada à ribose é chamada de adenosina.
Qual via Metabolica produz mais ATP?
A última etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa, sendo essa etapa a maior produtora de ATP.
O que faz o retículo endoplasmático liso?
Funções do REL
A sua função é, basicamente, participar da produção lipídios (gordura), especialmente os fosfolipídios, que compõem a membrana plasmática.
O que é produzido pelo retículo endoplasmático rugoso?
Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.