Quais são as operações inversas?

Perguntado por: lquaresma . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Adição e subtração como operações inversas Multiplicação e divisão como operações inversas.

ASSIM ENTENDEMOS QUE, A OPERAÇÃO INVERSA DA ADIÇÃO ( CONTA DE MAIS) É A SUBTRAÇÃO ( CONTA DE MENOS).

Observando o exemplo acima, podemos entender que a divisão é a operação inversa da multiplicação e que a multiplicação é a operação inversa da divisão.

Para determinar o inverso de uma fração, basta trocar o numerador pelo denominador. Veja o exemplo: As frações representam as partes de um todo.

Entendemos que a subtração é a operação inversa da adição. Por exemplo, quando dizemos que o resultado de 7 – 3 = 4, queremos dizer que a diferença entre 7 e 3 é 4 e também que 3 + 4 = 7. Para contas mais simples, é possível calcular a subtração de forma direta: 9 – 7 = 2, pois 2 + 7 = 9.

A ideia simples de que um número vezes o seu inverso multiplicativo é igual a um.

O número oposto ou simétrico de + 6 é – 6.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

Como se determina a lei de formação da função inversa? Para encontrar a lei de formação da função inversa, precisamos inverter as incógnitas, ou seja, trocar x por y e y por x, e posteriormente isolar a incógnita y. Para isso, é importante que a função seja inversível, ou seja, bijetora.

É uma forma alternativa de rever a tabela de multiplicação para o número 9, mas com divisões em vez de multiplicações.

Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.

Exemplo: 3×0=0; 4×0=0.
Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo.

Da aritmética básica, sabemos que: O inverso de um número A é 1/A, pois A * 1/A = 1 (por exemplo, o inverso de 5 é 1/5)

O inverso de 7 é 1/7.

Por exemplo o inverso de 2 é 1/2.