Quais são as obras do trovadorismo?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

As cantigas do Trovadorismo

  • “Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.
  • Tradução.
  • Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax.
  • Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer'eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

  • (01) Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) Machado de Assis (1839-1908) ...
  • (02) O Cortiço (1890) Aluísio Azevedo (1857-1913) ...
  • (03) Os Sertões (1902) Euclides da Cunha (1866-1909)

O trovadorismo se destacou com a produção de poesias líricas (cantigas de amor e amigo) e poesias satíricas (cantigas de escárnio e maldizer). A poesia lírica explora os sentimentos e emoções do autor e, por isso, são escritas em primeira pessoa (eu).

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Quais são os 5 principais clássicos da literatura brasileira?

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Escrito por Machado de Assis, em 1881, esse livro marca uma transição no trabalho do autor — que passa do romantismo para o estilo realista. ...
  2. Grande Sertão: Veredas. ...
  3. Morte e Vida Severina. ...
  4. Dom Casmurro. ...
  5. O Cortiço.

Trovadorismo foi um movimento poético-musical que se desenvolveu na Europa, no período medieval. Os poemas eram escritos em forma de cantigas líricas ou satíricas. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII.

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias (chamadas de cantigas) eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde. O trovador era o autor das composições.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

Essas canções infantis populares não possuem um autor, ou seja, as letras consistem em textos anônimos que se adaptam e se redefinem ao longo do tempo.

O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.

O Trovadorismo ocorreu durante a Idade Média, época em que a Igreja Católica e o sistema feudal dominavam a Europa. Por isso, os valores da sociedade eram regidos pela Igreja e pela fé no cristianismo. Nesse contexto, o Teocentrismo – Deus no centro do Universo – foi sua principal característica.

Com uma mistura de poesia e música, o Trovadorismo foi uma importante expressão artística. Marcada como a primeira escola literária da época medieval, esse foi também o primeiro movimento da literatura portuguesa.