Quais são as obras do espírito?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:19-23).

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

Entretanto, o Apóstolo distingue apenas doze em sua Epístola aos Gálatas: "O fruto do espírito é a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a longanimidade, a bondade, a benignidade, a mansidão, a fidelidade, a modéstia, a continência, a castidade" (Gl 5, 22-23).

O trecho sobre o fruto do espírito e as obras da carne foi citado na carta do Apóstolo Paulo endereçado aos Gálatas. As principais diferenças entre os frutos do espírito e os frutos da carne são: que o fruto do espírito edifica o homem, abençoa os que estão ao seu redor e adora a Deus.

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.

O Forte de São João localizava-se na ilha de Santo Antônio (hoje ilha de Vitória), na garganta que faz a baía da Vila Velha, oposto ao morro do Penedo, no litoral do atual estado brasileiro do Espírito Santo.

Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.

Os DONS são aqueles relacionados com o que podemos servir, por exemplo: o dom de ser pianista, o dom de ser sacerdote, o dom de ser médico (dom de curar)... as VIRTUDES são inerentes a consciências, por exemplo: a virtude da HUMILDADE, a DILIGENCIA, o AMOR, o ALTRUÍSMO, etc.

João listou três consequências dos desejos da carne. Desejo desenfreado por algo sem razão ou ilusão. A concupiscência dos olhos, porta de entrada. O materialismo inconseqüente.

As conversas, as brincadeiras, os perfumes, os sabores, o ritual, tudo isto embute em si o grande prazer de consumir a carne.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

Obedecer Fielmente. É essencial que obedeçamos fielmente aos mandamentos de Deus para recebermos o Espírito Santo. Essa verdade nos é lembrada todas as semanas quando ouvimos as orações sacramentais e partilhamos dignamente do pão e da água.

João 14:26: O Espírito Santo pode confortar-nos e ensinar-nos todas as coisas. Os Mórmons acreditam no ensinamento de Jesus Cristo de que “aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26).

No Antigo Testamento, a carne tem sempre um significado oposto ao do espírito: ela é frágil e transitória enquanto que ele é eterno e forte. Talvez por estas razões, a carne é humana e associada ao pecado, enquanto que o espírito é divino e passível de salvação.

Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

De acordo com Gálatas 5:22-23, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esses são os resultados de uma vida guiada pelo Espírito Santo. Quando alguém aceita Jesus como o seu salvador, o Espírito Santo passa a habitar dentro da pessoa.