Quais são as novas comunidades?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

As “novas comunidades”, criadas sob a forma de Associação de Fiéis, Institutos de Vida Consagrada, etc, na grande maioria são oriundas da Renovação Carismática Católica (por exemplo, Comunidade Canção Nova, Comunidade Católica Shalom, Comunidade Consolação Misericordiosa, etc.), podem distinguir-se bem pelo forte ...

Você sabe o que é uma comunidade católica? Uma comunidade é formada por católicos chamados por Deus a um determinado propósito, a uma mesma identidade dentro da Igreja Católica.

As Comunidades de Vida são formadas por missionários que 'largam tudo' para viver nas casas comunitárias e se dedicar exclusivamente à evangelização.

No Brasil, os povos tradicionais são representados por:

  • quilombolas,
  • caiçaras,
  • comunidades indígenas,
  • núcleos de colonização imigrantes,
  • agricultores familiares,
  • pescadores tradicionais, entre outros.

A pasta elenca as seguintes comunidades brasileiras como PCTs: indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais e os pomeranos.

Além dos povos indígenas, são listados 27 povos e comunidades tradicionais no Brasil: Andirobeiras; Apanhadores de Sempre-vivas; Caatingueiros; Catadores de Mangaba; Quilombolas, Extrativistas, Ribeirinhos, Caiçaras, Ciganos, Povos de terreiros, Cipozeiros, Castanheiras; Faxinalenses; Fundo e Fecho de Pasto; ...

É uma igreja a serviço da Comunidade, independente de sua opção religiosa. Uma comunidade evangélica, sempre que pode, disponibiliza donativos para carentes, distribui cestas básicas, remédios, realiza o pagamento de contas de água e luz. Ou seja, uma assistência social sem pensar na recompensa.

a comunidade é uma comunidade muito estruturada e com experiência. Eles trazem integridade na prática espiritual além de te guiar em uma caminhada de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal profunda. Se é esse o seu objetivo esse é o melhor lugar, com certeza.

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.

Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo. No seio de uma comunidade, é hábito criar-se uma identidade comum mediante a diferenciação de outro(a)s grupos ou comunidades.

É um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica.

As primeiras comunidades humanas costumavam viver principalmente da caça de animais e da coleta de frutos e vegetais. Com o fim desses recursos, essas populações se deslocavam para outra região em busca de condições para a sobrevivência e assim fizeram, durante milhares de anos.

Alguns dos atuais movimentos eclesiais e das novas comunidades surgiram antes do Concílio Vaticano II, como a Ação Católica (1923), a Comunidade de Taizé (1940), o Movimento dos Focolares (1948), que citamos anteriormente, os Cursilhos de Cristandade (1949) entre tantos outros.

Também é um lugar seguro onde as pessoas podem viver suas crenças. Por meio da Igreja, trilhamos o caminho da imortalidade e da vida eterna no qual poderemos viver com o Pai Celestial e nossa família para sempre.

Tipos de comunidades virtuais

  • Comunidades de Redes Sociais.
  • Blogs.
  • Multiple User Dialogue (MUD)
  • Comunidades Virtuais de Pesquisa.

A Igreja subdivide-se em três grandes grupos: Militante, Triunfante e Padecente. A Igreja militante, somos nós, a Igreja padecente são todos os que morreram e aguardam a graça da santificação. Já a Igreja Triunfante são todos os que se encontram em estado de graça, possuem o Céu.