Quais são as notas naturais?

Perguntado por: areis . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os acordes naturais são aqueles que recebem o mesmo nome das notas fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). Cada um desses acordes é formado por três notas, que são definidas com base na regrinha abaixo: As notas que formam os acordes naturais são o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.

Escala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala natural.

Existem 7 notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa classificação monossilábica das notas foi inventada pelo regente e monge italiano Guido D'Arezzo, baseado em seis frases do texto de um hino a São João Batista, onde cada frase era cantada um grau acima da escala.

Nesse tópico, iremos mostrar como se localizam as 12 notas (C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B) em alguns instrumentos. Vamos começar pelo teclado/ piano.

Ela consiste em uma sequência ordenada das 12 notas musicais, ao se tratar da música ocidental, que podem ser estruturadas de diferentes jeitos dentro de uma oitava (intervalo entre a mesma nota musical com a metade ou o dobro de sua frequência).

A nota vocal mais aguda atingida por um ser humano é G10 por Georgia Brown (Brasil); é inaudível ao ouvido humano e somente captada por ressonadores. No repertório clássico a nota mais aguda para um soprano é um G6 na obra I Popoli di Tessaglia, de Mozart.

As notas musicais não foram descobertas, mas sim inventadas. Trata-se na realidade de uma convenção, de um código pré-determinado para auxiliar os músicos na leitura de partituras. Em cada país ou em cada povo, as notas musicais podem ser representadas por notas ou marcações diferentes.

A escala diatônica consiste em uma sequência de sete notas musicais, devendo conter esta sequência 5 intervalos de um tom e 2 intervalos de meio-tom. Dentre as escalas diatônicas estão a escala maior, a escala menor natural e os modos gregos.

Na escala menor natural temos a sexta menor e a sétima menor, na escala menor melódica a sexta é maior e a sétima também é maior. Em comparação à escala maior apenas diminuímos a terceira, tendo assim uma terceira menor.

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.

Atualmente são usadas 7 figuras. Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

O conjunto das sete notas sucessivas, com a repetição da primeira, chama-se escala, que pode ser ascendente ou descendente. Por exemplo, a escala de Sol envolve as seguintes notas ascendentes: Sol, , Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol e descendentes: Sol, Fá, Mi, Ré, Dó, Si, Lá, Sol.

Guido de Arezzo

As notas musicais foram criadas pelo monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, que nasceu no fim do século X.

Estas notas, no Mundo Anglo-Saxônico, são representadas pelas equivalentes seguintes letras: C, D, E, F, G, A, B (C), respectivamente (…)” Pode então explicar por que a ordem é C=dó, D=ré, E=mi…., e não pela ordem real do alfabeto A=dó, B=ré, C=ni….??? El origen de Do, Re, Mi, Fa, Sol, La y Si.

Iremos fazer uma conta fácil : Pra abranger toda a graduação cromática, teríamos, contando somente os acordes naturais maiores e também menores, 24 acordes. Suponhamos que teríamos ao menos 10 posições pra qualquer um deles. Só aí são já 240 acordes.

Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música. Por exemplo, se na armadura tivermos apenas um sustenido, sabemos que a música está em sol maior ou mi menor.