Quais são as notas da viola de arco?

Perguntado por: nvieira4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A técnica de tocar violino é praticamente a mesma de viola, que é afinada em lá, ré, sol e dó, da mais aguda para a mais grave. As três primeiras cordas (lá, ré e sol) são análogas às do violino, que não tem a corda dó.

Em relação aos violinos e ao violoncelo a clave utilizada está correta, mas, no caso da viola não, pois a clave utilizada pela viola é a clave de dó na terceira linha.

A ordem das notas é Mi, Si, Sol sustenido, Mi e Si. Cada corda é afinada um tom acima em relação à afinação do Cebolão em Ré. Por aqui, a tensão recomendada também é a leve. Uma curiosidade é que se atribui a criação da afinação Cebolão à dupla Tonico e Tinoco, que teria inspirado o grande Tião Carreiro.

Afinação Natural
O primeiro par é afinado em mi (E), o segundo em si (B), o terceiro em sol (G), o quart par em ré (D) e o quinto par em lá (A).

Viola é violista. Violoncelo é violoncelista. É isso. João Gilberto era violonista.

Existem 3 tipos de clave, a clave de sol, clave de fá e clave de dó.

violista - Dicionário Online Priberam de Português.

Como ler a clave de sol?

  1. a primeira é a mi (primeira linha de baixo para cima),
  2. a segunda sol (segunda linha),
  3. terceira é a si (terceira linha),
  4. quarta é ré (quarta linha), e.
  5. quinta nota musical é a fá (quinta linha).

As claves mais utilizadas são: a clave de sol na 2ª linha (para sons agudos, como um violino), a clave de dó na 3ª linha (para sons médios, como uma viola) e a clave de fá na 4ª linha (para sons graves, como um contrabaixo).

A clave de dó, também chamada de mesoclave, define a altura da nota dó e é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois cês invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas.

A viola de arco
A técnica de tocar violino é praticamente a mesma de viola, que é afinada em lá, ré, sol e dó, da mais aguda para a mais grave. As três primeiras cordas (lá, ré e sol) são análogas às do violino, que não tem a corda dó.

Cebolão

Entre as várias maneiras de afinar a viola, a afinação Cebolão é a mais usada pelos violeiros brasileiros. É uma afinação tradicional e muito popular em diversas regiões do país.

A afinação drop D, também conhecida como dropped D ou drop-D, é uma afinação de guitarra e baixo onde a corda mais grave (mi) é afinada um tom abaixo da afinação padrão (EADGBE), em ré. Ela pode ser representada, da corda mais grave para a mais aguda, como DADGBE ou no baixo como DADG.

12 notas dos acordes na verdade principais para você tocar mais 100. músicas. porém.

A nota de cada corda é a seguinte:

  1. 1ª corda: mi.
  2. 2ª corda: si.
  3. 3ª corda: sol.
  4. 4ª corda: ré
  5. 5ª corda: lá
  6. 6ª corda: mi.

A Viola não é instrumento de dificil para quem é iniciante, ela acaba sendo até mesmo mais fácil que violão em muitos aspectos.

Basicamente existem 3 modelos de Viola Caipira: Viola Clássica, Viola Cinturada, Viola Ressonadora. A Viola Clássica tem um corpo maior e um som um pouco mais grave e cheio.

Resumos. A viola é um instrumento que veio ao Brasil com as primeiras levas de colonizadores e jesuítas. Utilizado como ferramenta na catequese, esse instrumento, aos poucos, foi ganhando a cara da nova terra nas mãos de bandeirantes, tropeiros e cantadores.

As claves. A Clave, do latim chave, é a responsável em dar a referência de uma nota específica na pauta. Assim, é possível achar e nomear as demais notas na partitura. Considerando as 7 notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Pauta ou Pentagrama
É a região onde são escritas as notas na partitura. Ela é composta por 5 linhas horizontais e paralelas.