Quais são as necessidades humanas básicas enfermagem?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

As necessidades humanas básicas são aspectos, tais como alimento, água, segurança e amor, necessários para a sobrevivência e a saúde.

Elas correspondem às mais essenciais necessidades do ser humano, ligadas, sobretudo, à sua sobrevivência. Entre essas necessidades, encontram-se: alimentação, respiração, descanso, sono, hidratação e atividade sexual — afinal de contas, perpetuar a espécie é também uma necessidade de sobrevivência.

Esta teoria parte do princípio de que todo ser humano tem necessidades comuns que motivam seu comportamento no sentido de satisfazê-las, de acordo com níveis hierárquicos (REGIS,PORTO;2011). Maslow dividiu em cinco níveis que são: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de auto estima e auto realização.

Segundo o autor, três tipos de necessidade merecem atenção: as necessidades de Realização, as necessidades de Afiliação e as necessidades de Poder. Essas necessidades são desenvolvidas pelo indivíduo a partir da sua experiência de vida e de suas interações com outros indivíduos e com o ambiente.

Segundo a teoria de Horta, as necessidades humanas básicas são universais e devem ser atendidas em todas as culturas e em todos os estágios da vida. Os enfermeiros(as) devem avaliar as necessidades individuais de cada paciente e fornecer cuidados de enfermagem que atendam a essas necessidades de maneira holística.

Conforme essa teoria, certas necessidades humanas são mais básicas do que outras, ou seja, algumas necessidades devem ser atendidas antes de outras(14). As necessidades humanas básicas são aspectos, tais como alimento, água, segurança e amor, necessários para a sobrevivência e a saúde.

A teoria tem por objetivo assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, torná-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, recuperação e promoção da saúde em colaboração com outros profissionais.

Wanda e a Teoria das Necessidades Humanas Básicas
Especializou-se em Pedagogia e Didática Aplicadas à Enfermagem e doutorou-se em Enfermagem com a tese “Observação Sistematizada na Identificação de Problemas de Enfermagem em seus Aspectos Físicos”.

Necessidade é tudo aquilo de que precisamos e que é indispensável para nossa vida. Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Por exemplo: a alimentação é indispensável para a vida e independe da nossa vontade. Logo, alimentação é uma necessidade.

As necessidades fisiológicas são as mais básicas e incluem itens como alimentação, água, sono e abrigo. Estas são as necessidades mais primárias e precisam ser satisfeitas para que uma pessoa possa sobreviver.

Psicólogo belga John Stacy Adams, behaviorista, criou a teoria da equidade em 1965 sobre a motivação no trabalho.

São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

O metaparadigma da enfermagem é o conjunto dos quatro conceitos principais usados na enfermagem que fundamentam sua prática; são eles: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem.

Para começar, teríamos os três passos essenciais: histórico, diagnóstico (realizado por um médico) e plano assistencial. A partir dessa análise já é possível que o profissional saiba lidar melhor com o paciente, tratando-o de forma mais humanizada.

Para ela, “Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”.

Wanda Horta destaca os instrumentos básicos como conceitos para o cuidar em enfermagem, definindo-os como um conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício das atividades profissionais, sendo estes instrumentos a comunicação, a criatividade, destreza manual e habilidade psicomotora, o método ...

Sono, repouso e eliminação.

A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através de bens (alimentos, roupas, etc.) e serviços (transporte, assistência médica) são ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, equipamentos, terras agricultáveis, matérias-primas, etc.)

Esse processo de CNV pode ser bem compreendido conhecendo as suas quatro áreas:

  1. Observação. Pura observação do fato, sem julgar nem avaliar, evitando falácias (verbos, adjetivos e advérbios: é, legal, certeza, péssimo, muito…). ...
  2. Sentimento. ...
  3. Necessidade. ...
  4. Pedido.

O que é Necessidade:
Necessidade é um substantivo feminino que nomeia aquilo que é inevitável, imprescindível, fundamental, que tem grande importância, que deve ser feito ou cumprido por ação, imposição ou obrigação.