Quais são as músicas típicas da região norte?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os principais ritmos do norte são o Carimbó, o Calypso e a Marujada. A Dança do Carimbó é uma manifestação indígena. Essa música tem uma influência do batuque africano.

Alguns exemplos de nomes de cantigas da região Norte do Brasil são "Peixe vivo", "Não atire o pau no Gato", "a barata diz que tem ", "Cai, cai balão", "Escravos de Jó " e "Ciranda, Cirandinha".

O principal ritmo apresentado por eles é o Carimbó, mas a Cia traz também outras danças tradicionais da região amazônica como o Maçariquinho, o Siriá, a Taieira, a Desfeiteira e a Marujada.

O brega, a toada do Boi de Parintins e o carimbó formam o tripé musical da Amazônia cultural e artística.

Formada pela miscigenação entre povos indígenas, colonizadores portugueses e negros, a região teve sua música criada a partir de elementos trazidos de cada um desses povos, resultando em ritmos como o carimbó, o siriá e a marujada.

Alguns estilos musicais desta região que podemos destacar são o forró, o xote, o baião, frevo e axé. Grandes artistas nordestinos representam esta região, e incentivam que as pessoas viagem para lá, para conhecer a cultura local.

Maçarico. Uma das danças mais conhecidas da região do Amazonas. Leva esse nome em alusão ao pássaro Maçarico, muito comum na fauna regional.

Fandango – dança de origem espanhola que perdura no Rio Grande do Norte.

Dentre os cantores da Região Norte podemos citar: a Banda Calypso; Chico da Silva; Fafá de Belém, entre outros. A indústria cultural, pode ser entendida como um veículo de informação que utiliza todos os meios de comunicação para dialogar com as massas.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Conheça 7 lugares tombados como Patrimônios Históricos da Região Norte

  • Centro Histórico de Manaus (Amazonas)
  • Fortaleza de São José de Macapá (Amapá)
  • Mercado Ver-O-Peso (Pará)
  • Real Forte Príncipe da Beira (Rondônia)
  • Matriz Nossa Senhora do Carmo (Roraima)
  • Centro Histórico de Porto Nacional (Tocantins)

região Norte

O carimbó é uma dança cultural da região Norte, assim, tem a sua origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas.

O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado.

O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos. Também chamado de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios.

A elevação para cidade ocorreu em 1848, quando a localidade passou a se chamar Cidade da Barra do Rio Negro. O nome atual começou a se formar em 1856, ano em que a cidade recebeu a denominação de Manáos, uma homenagem aos manaós, grupo indígena da região conhecido pela coragem e valentia.

Festa do Bumba meu boi no Amazonas
Como a festa do Bumba meu boi é uma das festas folclóricas mais importantes do país, no dia 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba meu boi.

Os principais ritmos da região são o calipso, o carimbó, a marujada e as toadas. Algumas dessas danças fazem parte do folclore do Acre.