Quais são as músicas e danças dos negros?

Perguntado por: dvargas8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura da música portuguesa, indígena e africana, produzindo uma grande variedade de estilos. Entre os estilos influenciados, temos: Samba, Maracatu, Ijexá, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros.

Nesses bailes dançavam ao som dos instrumentos como a dikanza (1), o ngoma (2), o apito, a gaieta (3) e o acordéon, que eram os mais usados na época nos ritmos como o semba, a rebita, a kazukuta kabetula, os rumbas e muitos outros tocados nos anos 50/70, ao qual chamamos " música e dança dos cotas" (4).

Dança afro-brasileira

  • Algumas danças afro-brasileiras.
  • Tambor de Crioula.
  • Maracatu.
  • Capoeira.
  • Maculelê
  • Samba de roda.

Dança Negra - é uma denominação tanto artística quanto política. Ela incita-nos a colocar o aspecto das práticas estéticas para além do continente Africano, na medida em que os povos do Norte da África, que também são africanos, têm práticas coreográficas completamente distintas das danças subsaarianas.

samba-reggae

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Com tambores de vários tamanhos, repiques e uma nova forma de tocar nasceu mais um gênero musical criado com a marca da cultura negra: o samba-reggae.

A dança afro-brasileira está contida nas danças religiosas e profanas advindas da África, traduzidas pelos escravos, sendo aqui desenvolvidas e transformadas por forças de diferentes influências, inclusive: – Pelo sincretismo religioso; – Pelas várias formas de expressão; – Pelas manifestações culturais dos escravos.

O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste. Surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas.

A dança afro-brasileira tal como se conhece hoje foi criada e sistematizada na década de 1950 pela bailarina carioca Mercedes Baptista, a primeira negra a compor o corpo de baile e se apresentar no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Os vissungos misturam dialetos africanos como o umbundo e o quimbundo ao português arcaico. Além das minas de ouro, esses cantos podiam ser observados em diversas situações da vida cotidiana do negro escravizado, como no trabalho dos terreiros, nas brincadeiras e no cortejo dos enterros.

As danças possuem um aspecto cultural importante com manifestações ligadas muitas vezes à tradição popular.

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

Instrumentos como o tambor, atabaque, cuíca, alguns tipos de flauta, marimba e o berimbau também são heranças africanas que constituem parte da cultura brasileira. Cantos, como o jongo, ou danças, como a umbigada, são também elementos culturais provenientes dos africanos.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu. Eles utilizam instrumentos variados, com destaque para Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor. Não podemos perder de vista que estas expressões musicais são também corporais.

A dança afro brasileira foi originada a partir da dança das tribos africanas e apresentou crescimento durante o período colonial no Brasil, quando era praticada pelos escravos. Também teve grande influência de tribos indígenas brasileiras.

O street dance ou dança de rua é originário de Nova Iorque, no final da década de 60, quando as gangues disputavam espaços através da dança. O Street Dance, Dança de Rua em tradução livre, não é apenas um estilo de dança, é uma manifestação cultural e artística que está diretamente associada à cultura negra.

A África central foi a região que mais influência exerceu sobre a formação da música afro-brasileira.