Quais são as mudanças no corpo no início da gravidez?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Neste período, por conta da produção hormonal, o sistema neurológico da mãe passa por alterações. Por isso muitas mulheres reclamam de sonolência, aumento das mamas, enjôos e náuseas. A alteração no tamanho do útero provoca uma compressão na bexiga, por isso vão ao banheiro com mais frequência.

Os principais sintomas de gravidez são: ausência de menstruação, enjoos matinais, alterações de humor, cansaço excessivo e aumento da vontade para urinar, que tendem a surgir após algumas semanas.

Logo no início da gravidez muitas mulheres começam a apresentar sintomas de dores nas pernas, que costumam ser acompanhados por inchaços e sensação de formigueiro. Essas dores nas pernas devem-se a alterações na circulação sanguínea da grávida, alterações essas que se manifestam através de inchaços.

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gestação. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

O aumento dos níveis de progesterona durante a gravidez relaxa todos os músculos do corpo, incluindo os do aparelho digestivo. Isso diminui a digestão e os gases se acumulam no sistema, levando a eructações (arrotos), inchaço e flatulência1.

As partes mais afetadas, normalmente, são pernas, tornozelos e pés, mas braços e mãos também podem ser atingidos. A retenção de líquidos também pode ocorrer devido a alterações hormonais próprias da gravidez, a problemas como varizes e obesidade, por conta do calor ou mesmo pelo uso de roupas e sapatos apertados.

Normalmente, o inchaço surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos. Por isso, anéis apertados e sandálias que não fecham direito pedem uma conversa com o obstetra. Em alguns casos, ele pode recorrer a exames, como de sangue, testes físicos, aferição da pressão e até ultrassonografia.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

É muito comum a gestante começar a sentir dor nas costas logo no início da gravidez devido ao aumento da progesterona e de relaxina na corrente sanguínea, que faz com que os ligamentos da coluna e do sacro fiquem mais frouxos, o que promove a dor, que pode ser no meio das costas ou na parte final da coluna.

Náuseas durante a gravidez podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas geralmente acontecem pela manhã. Então observar quando as náuseas acontecem ajuda a saber se o enjoo é de gravidez. Além disso, algumas mulheres têm vontade, ou não podem suportar, certos alimentos quando engravidam.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ

  • Crescimento da frequência urinária;
  • Mudanças de humor;
  • Cansaço e sonolência;
  • Cólica;
  • Dor nas costas ou no corpo;
  • Náuseas ou vômitos, principalmente durante o período da manhã;
  • Retenção de líquido;
  • Mamas mais sensíveis.