Quais são as modalidades de execução de um desenho técnico?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

É comum associar-se o Desenho Técnico apenas à execução precisa por meio de instrumentos (régua, compasso, esquadros, etc.), mas ele pode, também ser executado à mão livre ou por meio de computadores.

Esboço: desenho, em geral à mão livre; uma representação rápida de uma idéia, não responde a uma norma, não tem uma escala definida, porém, deve respeitar as proporções. Desenho Preliminar: é passível de modificações. Desenho Definitivo: corresponde a solução final do projeto, ou seja, é o desenho de execução.

O desenho técnico pode compreender esboços, diagramas, gráficos, planos e outras representações. É frequente serem usados conceitos geométricos e noções de matemática para trabalhar de forma bem-sucedida com escalas e perspectivas.

O desenho pode ser definido como uma manifestação artística ligada a produção de uma imagem bidimenssional através, principalmente, do uso da linha. Essa é definição acadêmica, sendo hoje o desenho compreendido de variados modos, inclusive tridimensionalmente.

Podemos identificar quatro tipos de arte principais que dão origem aos outros três: pintura, literatura, música e escultura.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança.

Para interpretar os desenhos cotados você deve conhecer três elementos básicos: cota (ou valor numérico), linha de cota e linha auxiliar.

VP: vista frontal posterior; • VS: vista superior; • VI: vista inferior; • VLE: vista lateral esquerda e; • VLD: vista lateral direita. A maioria dos desenhos técnicos é representada com o conjunto de três vistas.

Elementos necessários em um desenho técnico
Ao fazer um desenho técnico, ele deve conter determinados elementos, a saber: Geometria Descritiva – vistas ortogonais, cortes, seções, determinação de distâncias, áreas e planificação de sólidos; Perspectivas – métodos ilustrativos de representação do espaço e de objetos.

A finalidade principal do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas.

Instrumentos e Materiais de Desenho Técnico
Entre os equipamentos utilizados no Desenho Técnico tem-se: Os esquadros, a régua T, o transferidor, a régua paralela, os compassos, as curvas francesas, a régua flexível, a escala triangular, o lápis, lapiseiras e grafites, as pranchetas, a borracha, gabaritos.

Croqui ou esboço: um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção de discutir determinadas ideias gráficas ou de simplesmente registrá-las.

O desenho artístico pode ser dividido em quatro tipos de desenhos: Desenho de memorização, desenho criativo, desenho de observação e desenho livre.

E, é nesse ponto que o desenho pode se classificar das seguintes formas: de memorização, de observação, criativo ou individual.

O croqui pode ser encarado como o esboço passado a limpo. É uma representação gráfica em que o arquiteto pode utilizar a mão livre, mas nada impede que também use outros instrumentos para auxiliá-lo na composição.

A perspectiva isométrica é uma forma de representação que deforma menos o objeto. - A perspectiva isométrica mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.

Croqui é um esboço feito à mão sem a exigência de traços precisos. Ele serve para transmitir de forma rápida e detalhada as futuras ideias de um trabalho específico. Com esse desenho, é possível dar asas à imaginação em qualquer hora e local.

As formas geométricas básicas, que podem gerar todas as outras mediante variações dos seus componentes, são as três já conhecidas como a Trilogia do Design : o quadrado, o círculo e o triângulo.