Quais são as mitologias do Brasil?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Mitologia brasileira

  • Tupã: o criador da natureza e dos seres humanos;
  • Jaci: deus a da lua e da noite;
  • Guaraci: deus do Sol;
  • Yorixiriamori: deus do encanto das mulheres e do ódio dos homens.

As mitologias grega, romana e nórdica são as mais conhecidas.

Muito conhecida nos dias de hoje, especialmente por pessoas que apreciam as culturas pré-colombianas, a mitologia asteca é tão rica quanto as principais mitologias do mundo antigo, com muitos deuses e seres sobrenaturais.

Os principais deuses gregos são: - Zeus: rei dos deuses e governante do Monte Olimpo. - Hera: esposa de Zeus e, por isso, rainha dos deuses e deusa do casamento e da família. - Poseidon: deus dos mares e das águas.

A mitologia é um sistema de crenças composta por uma série de narrativas chamadas de mito. Essas histórias buscam explicar tudo o que existe e é importante para uma sociedade. Os mitos são histórias que explicam a existência de diversos elementos da natureza, assim como ensinam sobre o comportamento humano.

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo.

A religião védica, a mais antiga do mundo. Também chamada de vedismo, essa religião é politeísta (ou seja, tem vários deuses) e foi levada ao Vale do Indo pelos arianos, povo seminômade provavelmente originário da Ásia Central, em meados do segundo milênio antes de Cristo.

As mitologias mais conhecidas são as seguintes: Mitologia Grega. Mitologia Romana. Mitologia Greco-romana.

O objetivo principal era de explicar alguns fatos, como a origem da vida, a vida após a morte, ou até mesmo os fenômenos da natureza. Assim, a criação das narrativas fantásticas que engobam a mitologia grega foi a maneira encontrada pelos gregos para preservarem sua história.

A Deusa Tríplice, nada mais é do que os diferentes ciclos da natureza: A Virgem, a Mãe e a Anciã. Esses três arquétipos são apresentados na trilogia de Turtschaninoff em diferentes contextos, mas com uma grande propriedade. A Virgem é doce, alegre, inocente e curiosa. A Mãe é acolhedora, poderosa, sensual e mística.

Shangti. Shangti era o deus supremo da lei, ordem, justiça e Criação. É conhecido como o Imperador de Jade, Imperador Amarelo ou Yu Huang Shang-Ti, embora haja algumas distinções entre esses nomes, e o título de Imperador de Jade surge associado a uma outra divindade.

Afrodite era considerada a mais bela das deusas gregas. Afrodite foi uma das principais deusas da religiosidade dos gregos antigos e representava o amor, a beleza, a fertilidade, o desejo. Tinha forte relação com a sexualidade humana e era considerada a deusa mais bela entre todas as divindades gregas.

Atena

Atena foi a deusa grega da sabedoria, e também considerada a deusa da guerra, cujo lado estratégico era associado a ela. Era a filha preferida de Zeus. Atena era a deusa da sabedoria para os gregos antigos e a filha preferida de Zeus.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Abaangui

Abaangui é o deus da Lua na mitologia Guarani. De acordo com uma versão da lenda, Abaangui tinha um nariz enorme. Este, foi arrancado pelo próprio deus, lançando-o até o céu, criando dessa forma a Lua.