Quais são as metodologias usadas na educação infantil?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Conheça 4 metodologias de ensino infantil

  1. Metodologia tradicional. O método tradicional é o que muitas instituições adotam. ...
  2. Metodologia Montessoriana. A educação Montessoriana surgiu na Itália, sendo criada pela médica Maria Montessori. ...
  3. Pedagogia Waldorf. ...
  4. Método construtivista.

Elas dizem respeito à linha pedagógica escolhida para ampliar o conhecimentos dos alunos. As principais diferenças entre as metodologias de ensino são o papel do professor na sala de aula e a forma de entregar conteúdo para a criança. Não é novidade dizer que a educação infantil é parte essencial da vida da criança.

A metodologia consiste nos métodos escolhidos pelo professor para orientar o aprendizado do aluno, ou seja, nos caminhos que ele escolherá para conduzir a aula.

5 exemplos de metodologias ativas para usar em sala de aula

  • Aprendizagem baseada em problemas. A Aprendizagem baseada em problemas é uma das metodologias ativas mais difundidas. ...
  • Aprendizagem baseada em projetos. ...
  • Sala de aula invertida. ...
  • Gamificação. ...
  • Estudo de caso.

Metodologia tradicional
Geralmente usada em espaços de sala de aula, costuma ter o professor como o responsável pela explicação e os alunos devem ouvir e fazer perguntas quando acharem necessário. Os materiais usados também são um traço importante dessa metodologia.

Método construtivista

Método construtivista: um pioneiro entre as maiores metodologias de ensino na educação infantil. Uma das mais respeitadas metodologias de ensino na educação infantil, o método construtivista se fundamenta nas ideias do psicólogo Jean Piaget, proporcionando uma educação mais completa e “fora da caixa”.

Destacamos, neste especial, cinco métodos aplicados em escolas brasileiras: Montessori, Waldorf, Freinet, Construtivista e Tradicional.

7 passos para montar seu plano de aula com metodologia ativa

  1. Escolha o tema. Qual conteúdo será trabalhado na aula? ...
  2. Estabeleça objetivos. ...
  3. Delimite o tempo de cada tópico. ...
  4. Defina os recursos pedagógicos. ...
  5. Defina a metodologia ativa. ...
  6. Considere a BNCC no seu plano. ...
  7. Saiba como avaliar a atividade.

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

Em um contexto de metodologias ativas, a aprendizagem acontece principalmente por meio da experimentação, do aprender fazendo, da reflexão e do compartilhamento, de forma que o sujeito, neste processo, esteja na centralidade e seja o autor na construção do próprio conhecimento.

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

A metodologia é parte integrante de todo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Também chamada de metodologia científica, seu objetivo é explicar todo o conjunto de métodos utilizados e o caminho percorrido desde o início até a conclusão do trabalho de TCC.

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.