Quais são as melhores fibras para o intestino?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão).

pequi

Se você está se perguntando qual fruta tem mais fibra, saiba que o pequi, uma opção muito usada na culinária, é que leva o título. Por conta do alto teor do nutriente — cerca de 19 g a cada 100g —, ele garante a sensação de saciedade, além de garantir um bom funcionamento do intestino.

Ingerir sementes e grãos também ajudam, como castanhas, nozes e outros tipos de cereais. Na janta, um frango grelhado, arroz integral, salada com grão de bico são ótimos para saciar e regular o intestino.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral. Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja.

Os vegetais folhosos, como espinafre, bertalha, acelga, rúcula, alface e couve são ricos em fibras com propriedades laxantes, soltando o intestino. Além disso, quando esses vegetais são consumidos crus, fornecem ótimas quantidades de água, facilitando a eliminação das fezes.

5 tipos de alimentos que causam ressecamento nas fezes

  • Alimentos ultraprocessados. Um dos principais tipos de alimentos que causam ressecamento nas fezes são os ultraprocessados.³ ...
  • Laticínios. ...
  • Doces açucarados. ...
  • Carnes vermelhas gordurosas. ...
  • Cereais. ...
  • Frutas com casca/bagaço.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Folhas verdes
Verduras como rúcula, acelga, agrião e espinafre também são ricas nesses nutrientes. Veja quanto elas oferecem numa porção de 100g: couve (3,7g), alface (1,3g), brócolis (3,4g).

Frequentes na alimentação, principalmente por serem saborosas e práticas para consumir, há frutas especialmente recomendadas para evitar a prisão de ventre, entre elas: Mamão. Caqui. Cajá

Banana-Maçã
Esse tipo é muito indicado para a preparação de doces ou para ser consumida em salada de frutas, já que ela demora a ficar marrom. "É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais.

1. Farinha de linhaça: Previne doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e alivia até mesmo sintomas de TPM e menopausa. 2. Farinha de aveia: Excelente para quem tem intestino preso, esta farinha é amiga do coração, reduz o colesterol e proporciona muita saciedade.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Listamos alguns alimentos que podem ser adequados para uma pessoa que acabou de passar por uma crise da doença de Crohn ou qualquer outra condição do intestino inflamado:

  • Purê de maçã;
  • Aveia;
  • Carnes brancas (frango, peixe);
  • Ovos cozidos ou substitutos de ovos;
  • Purê de batata, arroz branco ou macarrão.

Sal e açúcar
O sal grosso tem efeito osmótico, aumentando o fluxo de água para dentro dos intestinos. Isso favorece a irritação intestinal. Da mesma forma, diminua a ingestão de açúcar, principalmente de doces muito concentrados, como brigadeiro, quindim e leite condensado.

As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.

Opções como laranja, mamão e ameixa são excelentes para soltar o intestino preso, pois elas são ricas em fibras e em água. A hidratação garantida por essas frutas é excelente para acelerar o trânsito intestinal, enquanto as fibras auxiliam o corpo a formar as fezes.