Quais são as melhores carnes para churrasco?

Perguntado por: afelix3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quais as melhores opções de carnes para churrasco?

  • Picanha. A primeirona na lista é a mais pedida de todos os churrascos. ...
  • Costela. Com um sabor indescritível, a costela, seja de porco ou de boi, é uma carne que sempre é destaque nos churrascos. ...
  • Fraldinha. ...
  • Maminha. ...
  • Asinhas de Frango. ...
  • Alcatra. ...
  • Filé Mignon. ...
  • Contra Filé

Existe uma grande variedade de cortes de carnes consideradas de segunda que podem ser usadas na hora de fazer seu churrasco, sem deixar nada a desejar na questão do sabor. Alguns desses exemplos são o acém, a paleta, o músculo dianteiro e o peito.

Como escolher a carne para o churrasco
Escolha das carnes picanha, alcatra, maminha, fraldinha, contrafilé, cupim, costela… cada um tem sua preferência, mas o importante ao ir no açougue comprar as carnes para o churrasco é saber se a carne está fresca e macia. Para verificar a maciez, pressione o dedo sobre a carne.

O excesso de sal pode tirar a água da peça de carne, deixando-a seca e menos suculenta, por isso é sempre melhor deixar para temperar depois, caso ache que errou no ponto de sal do alimento. Não use outros temperos na carne que vai para a grelha, como pimenta ou ervas.

7 – Faça uma lista das carnes que não podem faltar

  • Picanha;
  • Maminha;
  • Fraldinha;
  • Frango;
  • Miolo de alcatra;
  • Contrafilé;
  • Costela de boi;
  • Linguiça;

“Ambos são cortes do traseiro do boi, mas enquanto a fraldinha possui uma camada maior de gordura, a maminha - retirada da alcatra - é um pouco mais magra e mais macia”, comenta a especialista em churrasco .

“O corte de alcatra tende a ser mais magro que o contrafilé, mas ambos são muito bons para churrasco”, diz. Por ter fibras mais curtas, ela pode ficar muito macia, mesmo sem ter tanta gordura. A alcatra pode ser dividida em outros cortes como o baby beef, bombom do alcatra e steak do açougueiro.

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

1. Aposte no vinagre. Mais uma maneira de deixar a carne suculenta é marinando-a por, ao menos, 2 horas no vinagre. Esse ingrediente, por ser mais ácido, é capaz de atuar sobre as ligações proteicas da carne, melhorando a sua textura.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

Como fazer um churrasco barato: dicas para economizar

  1. Invista em carnes boas e baratas.
  2. Diversifique o cardápio e os acompanhamentos.
  3. Calcule quantidade de comes e bebes por pessoa.
  4. Diminua o espaço interno da churrasqueira.
  5. Compre bebidas sem sair de casa.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Para cortes finos, como bifes, deixe a carne descansando(ou marinando) por, pelo menos, 4 horas em geladeira. Para cortes grossos ou peças inteiras, deixe por, pelo menos, 24 horas na geladeira.

Essa carne pede atenção em dois pontos: grau de marmoreio e peso. A capa de gordura deve ter uma boa espessura, sinal de que o animal foi bem alimentado e que a carne é de boa qualidade.

Você sabia que o vinagre também é um ótimo aliado para amaciar diferentes tipos de carne? Assim como o limão, ele é mais ácido e consegue atuar sobre as ligações proteicas do alimento, melhorando a sua textura. A nossa dica é preparar marinadas com vinagre, azeite, ervas finas, alho e os temperos de sua preferência.

Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez.