Quais são as medidas estatísticas utilizadas no nosso cotidiano?

Perguntado por: nprates5 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Moda, média e mediana.

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

Algumas das áreas mais promissoras da Estatística

  1. Indústria. Na indústria, o estatístico acompanha a realização de testes de qualidade de produtos, realiza previsão de vendas e elabora pesquisas de opinião que ajudam no lançamento de novos produtos. ...
  2. Setor Financeiro. ...
  3. Agronegócio. ...
  4. Telecomunicações. ...
  5. Bioestatística. ...
  6. Pesquisa.

A estatística serve para termos uma análise de dados de um determinado evento, para termos uma noção geral do que está ocorrendo nele. Um exemplo disso seria o caso da pandemia COVID-19, pois todo o mundo precisou e ainda precisa de pessoas que trabalham com estatística para realizar pesquisas com relação ao vírus.

A estatística desempenha um papel vital em todos os campos da atividade humana. Sendo de extrema importância na determinação de renda per capita, desemprego, taxa de crescimento populacional, habitação, escolaridade instalações médicas, e entre outros aspectos.

Medição: Conjunto de operações que têm por objectivo determinar o valor de uma grandeza [VIM 2.1]. Estas operações são realizadas manual ou automaticamente. Princípio de medição: Método de Medição: Mensuranda: grandeza particular submetida à medição [VIM 2.6].

A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.

As medidas de dispersão mais usadas são: amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação.

•Classicamente, existem dois tipos de dados:

  1. QUALITATIVOS ou CATEGÓRICOS.
  2. QUANTITATIVOS ou NUMÉRICOS.

Princípios básicos da estatística
Para compreender-se o estudo da estatística, existem conceitos básicos que precisam estar bem definidos, são eles os conceitos iniciais de estatística, mais especificamente: definição de população, amostra, variável, tabela, frequência e gráfico.

A estatística possui 3 grandes áreas: a probabilidade, a estatística descritiva e a estatística inferencial.

A estatística é a área da matemática responsável pela contagem e pela organização de dados. A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles.

A Bioestatística é a aplicação de técnicas estatísticas para a investigação na área das ciências da saúde, tais como a Medicina e Saúde Pública.

A estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como pela obtenção de conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.

As medidas de tendência central são utilizadas para representar um conjunto de dados como um todo, identificando as características apresentadas pelo conjunto. As medidas de tendência central estudadas aqui são três: média, mediana e moda.

As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e económicos à administração pública.

O estatístico pode auxiliar nestas decisões através de indicadores de negócio, pesquisas de satisfação entre outros. Além disso, pode medir a qualidade no processo de fabricação do produto, na qualidade dos fornecedores, na logística, nos sistemas de medição através de técnicas especificas para cada tipo de atividade.