Quais são as matérias primas para produção de lápis?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A grafite que se usa hoje não é pura – uma mistura de barro seco e água é acrescentada à grafite para amaciar o material, que é então comprimido sob altas temperaturas até virar um cilindro. Já a mina do lápis de cor não tem grafite – no lugar, entram barro, goma, cera e pigmentos.

3) Cor: o especial miolo colorido do lápis se chama mina de cor, e é criado em laboratório com cera, água e pigmento do tom desejado, ingredientes que são misturados em grandes recipientes individuais até que se transformem numa pasta, prensada e cortada.

Em 1795, o químico francês Nicholas Jacques Conté desenvolveu e patenteou o processo moderno de produção de lápis, misturando grafite em pó com argila que, depois de moldados eram endurecidos em alta temperatura, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos graus de dureza do grafite.

Matéria-prima é o elemento utilizado na base da produção de outros itens. Um exemplo é o algodão, utilizado na fabricação de diferentes tecidos. Matéria-prima é o componente primário fundamental para a fabricação de mercadorias e produtos de grande relevância para a sociedade.

Em um viveiro, localizado na cidade mineira de Prata, a Faber-Castell produz as mudas de Pinus caribea a árvore usada para a fabricação do lápis. São necessários 25 anos desde o plantio dessa muda até o momento certo para o corte e manufatura da madeira.

o carbono

A base da formação do grafite é o carbono puro, que também forma o diamante e o fulereno. As jazidas mais importantes de grafite encontram-se na China, Canadá, Brasil, México, Rússia, Índia, Madagascar e Siri Lanka.

celulose

A matéria prima do papel é a celulose.
Por isso, na produção de papel é importante o desfibramento, a deslignificação e a lavagem da madeira, ou seja, a retirada dos outros compostos da madeira.

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.

Uma cor de lápis é fabricada por vez, de acordo com a demanda e planejamento da empresa. As minas são colocadas na máquina que, por meio de um rolo industrial, as encaixa nos vãos cortados. Outra madeira é colocada por cima, formando, assim, uma espécie de sanduíche de tábuas com recheio de mina colorida.

Os materiais mais usados hoje em dia são os tecidos de algodão ou linho e a polpa de madeira. Atualmente, mais de 95% do papel é fabricado com celulose de madeira.

No geral, a mina do lápis (a parte do pigmento) é composta por argila e grafite, e é a variação na proporção entre um e outro ingrediente que fará com que ela fique mais ou menos dura e mais ou menos pigmentada.

  • borracha.
  • fabricação.
  • grafite.
  • madeira.

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos. Alguns exemplos simples de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.

Tipos de matérias-primas

  • Matérias-primas vegetais, como madeira ou algodão, em geral derivadas da agricultura e com as quais se fabricam móveis e tecidos.
  • Matérias-primas animais, como o couro e o leite das vacas, derivadas da pecuária.
  • Matérias-primas minerais, que por sua vez se dividem em:

A matéria-prima é um recurso de extrema importância para economia mundial, já que é a base para a criação de diversas mercadorias. Geralmente, são produtos naturais que podem ser classificados conforme a sua origem, como animal, vegetal e mineral.
...
Alguns exemplos são:

  • Elastano;
  • Algodão;
  • Lã;
  • Seda;
  • Linho;
  • Poliéster.

A grafite é o material que nos permite escrever, ela está presente em lápis e lapiseiras, é um sólido macio e cinza, um bom condutor de calor e eletricidade e possui densidade = 2,25 g/cm3. E qual é a composição da grafite? Ela é composta unicamente por átomos de carbono ligados entre si.