Quais são as matérias básicas da álgebra?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos
  • Álgebra básica. 8 unidades · 112 habilidades.
  • Fundamentos.
  • Expressões algébricas.
  • Equações e inequações lineares.
  • Representação gráfica de retas e coeficiente angular.
  • Sistemas de equações.
  • Expressões com expoentes.
  • Expressões quadráticas e polinômios.

Gráficos: reta dos números reais e sistema de coordenadas cartesianas. Retas: inclinação de uma reta, equações da reta, cálculo da equação da reta, representação da reta, cálculo de interseção de retas.

Classificação

  • Álgebra universal;
  • Álgebra abstrata;
  • Álgebra elementar;
  • Álgebra computacional;
  • Álgebra linear.

A álgebra é um campo da Matemática, assim como a geometria, os números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. Ela é uma linguagem da Matemática que utiliza os símbolos, as operações e as propriedades da aritmética para expressar generalizações.

Para que você tenha facilidade com a matéria é preciso que você entenda muito bem os conceitos anteriores, como operações básicas de multiplicação, adição, divisão e subtração. Além disso, ajuda se você souber lidar com exponenciação, razão e frações. Certifique-se de que você entende bem todos esses conceitos.

Vale ressaltar que a introdução ao estudo da álgebra é feita no 4º bimestre da 6ª série/7º ano. No entanto, muitos alunos por motivos diversos chegam ao 8º ano sem terem visto tal conteúdo.

A Álgebra busca expressar o que é comum, tudo que se pode assegurar para várias estimativas numéricas independentemente de quais objetos ou situação real estão representados.

Já álgebra foi cobrada dos candidatos em 54 das 360 questões. Veja abaixo quais são os assuntos dessa área que mais apareceram nas provas do Enem entre 2009 e 2016: Gráficos e funções (6%) Funções algébricas do 1º e do 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas (6%)

Enquanto a aritmética trata de números, operações e suas propriedades, visando a resolução de problemas ou de situações que exigem uma resposta numérica, a Álgebra procura expressar o que é genérico, aquilo que se pode afirmar para vários valores numéricos independentemente de quais sejam eles exatamente.

Os ramos da matemática mais comuns são: aritmética, álgebra e geometria. Estes são as ramificações abordadas no ensino básico. Os demais campos surgiram a partir da junção dessas três grandes áreas, como é o caso da estatística e matemática financeira, por exemplo.

A palavra álgebra provém do árabe, mais especificamente de al-gabr. Em sua origem remota, esta denominação era usada em relação à recomposição dos ossos do corpo humano. Assim, o algebrista era uma espécie de médico ou curandeiro que sabia recolocar os ossos quebrados ou deslocados. No século IX d.

François Viète (1540-1603) é responsável pela introdução de vários símbolos na matemática e aos poucos foi substituindo as palavras nas equações, sendo por esse motivo conhecido, por muitos, como o Pai da Álgebra.

Para facilitar o aprendizado, a matemática é subdividida em aritmética, álgebra, trigonometria e geometria.

A álgebra se destaca no ensino da Geometria, pois podemos usar de fórmulas para cálculos variados de área e volume, de acordo com as formas geométricas existentes.