Quais são as máquinas complexas?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Máquinas complexas são o resultado de uma combinação de duas ou mais máquinas simples. Eles podem ser tão pequenos quanto um relógio mecânico ou tão grandes quanto um guindaste de construção. Exemplos de máquinas compostas são carros, guindastes ou bicicletas.

Existem seis máquinas simples. Elas são como segue: alavanca, volante, polia, plano inclinado, cunha e parafuso.

Enquanto as máquinas simples possibilitam a execução de um tipo de movimento, as complexas, podem realizar mais de um movimento. Além disso, as máquinas complexas são formadas, muitas vezes, pela união de duas ou mais máquinas simples.

Existem quatro tipos de máquinas simples: a alavanca, o plano inclinado, a polia e a roda/eixo (mas a polia e a roda/eixo são combinações de alavancas). Planos Inclinados são superfícies planas, rígidas, inclinadas em relação à horizontal, que servem para multiplicar forças.

Máquinas complexas são máquinas que usam circuitos integrados para seu funcionamento. As máquinas térmicas são máquinas que conseguem converter calor em trabalho, o que é de extrema importância uma vez que em muitos sistemas o calor é desperdiçado.

Os principais grupos são: máquinas elétricas, máquinas de fluidos e máquinas térmicas. As máquinas mais primitivas são denominadas de máquinas simples.

1.1 Tipos de Elementos de Máquinas
Elementos de fixação; Elementos de Apoio; Elementos elásticos; Elementos de Transmissão; Elementos de vedação.

Uma alavanca, uma roldana e um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.

E deste terceiro elemento que surge então os três tipos principais de máquinas simples:

  • ALAVANCA.
  • ROLDANA.
  • PLANO INCLINADO.

Praticamente qualquer aparato que tem um mecanismo um pouco mais complexo é considerado uma máquina composta ou complexa. Pode ser desde um dispositivo pequeno como um relógio por exemplo até um barco ou uma máquina aeroespacial.

Na Física, o termo máquinas simples é reservado a pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.

Uma torneira é uma válvula mecânica simples que se destina a regular (ou deter ou liberar) o fluxo de um fluido numa tubagem.

Essas máquinas são importantes pois nos ajudam na realização de determinadas tarefas,além de serem grandes ajudam no desenvolvimento futurístico.

ALAVANCAS INTERFIXAS: quando o ponto de apoio fica entre a força resistente e a força potente. Exemplos: de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes.

Comumente, o termo "máquina simples" refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:

  • Alavanca;
  • Rosca;
  • Plano inclinado;
  • Polia ou roldana (pode ser fixa ou móvel);
  • Roda e eixo.

A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente.

Máquinas simples são pequenos objetos e ferramentas que facilitam nossa vida ao nos permitir usar menos força e transmitir nosso movimento a um outro ponto.

Máquina de Rube Goldberg – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA EXTREMAMENTE COMPLEXA QUE PODE SER ESTUDADA EM DIFERENTES NÍVEIS. É CONSTITUÍDO POR DIFERENTES PARTES, ENTRE ELAS, A PELE, OS MÚSCULOS, OS NERVOS, OS ÓRGÃOS, OS OSSOS ETC. CADA PARTE DO CORPO HUMANO É FORMADA POR INÚMERAS CÉLULAS QUE APRESENTAM FORMAS E FUNÇÕES DEFINIDAS.

Na física, a catapulta é considerada uma alavanca, um objeto rígido que é usado com um ponto fixo (ponto de apoio ou fulcro) para multiplicar a força mecânica (potência) que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência ou carga).