Quais são as maiores favelas de BH?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Uma das grandes preocupações das forças de segurança de Minas Gerais é com as quatro maiores favelas de Belo Horizonte. Em três delas – Aglomerado da Serra, Morro dos Papagaios e Morro das Pedras –, já são mais de 120 dias sem registro de homicídio.

Heliópolis (Norte e Pampulha); Bairro Guarani (no entorno das avenidas Saramenha e Waldomiro Lobo); Avenida Nossa Senhora do Carmo, especialmente nas proximidades dos bairros Santo Antônio e São Pedro (Centro-Sul);

São cerca de 120 mil domicílios nos 218 assentamentos de vilas, favelas e conjuntos irregulares (ZEIS) e 34 mil domicílios nos 118 assentamentos de interesse social. Esses assentamentos foram definidos pelo novo Plano Diretor sancionado pela Lei 11.181/2019.

a Grotinha, o Distrito Industrial do Jatobá e o Vila Real II apresentam as menores rendas médias da cidade, com 0,3 salários mínimos cada um. Isso significa que a renda média dos moradores do Belevedere é 38,7 vezes maior que a dos habitantes dos bairros que detêm as menores rendas médias da cidade.

O São Luís é o que mais tem registros de crimes violentos na regional, com 69 entre janeiro e julho, o quinto pior de BH, atrás de Centro (474), Santa Efigênia (76), Carlos Prates (75) e Floresta (71).

Pedreira Prado Lopes

A Pedreira Prado Lopes é a favela mais antiga de Belo Horizonte, segundo dados da Prefeitura.

A Pedreira Prado Lopes é a mais antiga favela de Belo Horizonte. Sua ocupação começou entre 1900 e 1920. Os primeiros moradores foram operários que trabalharam na construção da nova capital, atraídos pela proximidade do Centro e pela presença de serviços na região da Lagoinha.

Com população quase quatro vezes maior que Capim Branco, na Grande BH, o bairro mais populoso da capital é dos mais antigos, tem um cotidiano meio parecido com o interior, mas se assusta com o trânsito e a violência.

Veja quais são os 7 bairros mais seguros de BH

  • Buritis. O bairro Buritis é um dos mais procurados da capital mineira, devido à grande infraestrutura de comércios e serviços. ...
  • Santo Agostinho. ...
  • Planalto. ...
  • Savassi. ...
  • Funcionários. ...
  • Anchieta. ...
  • Cruzeiro.

Melhores bairros para morar em Belo Horizonte

  • Buritis.
  • Cidade nova.
  • Savassi.
  • Santa Tereza.
  • Belvedere.
  • Pampulha.

avenida Otacílio Negrão de Lima

E as menores? Segundo levantamento da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a avenida Otacílio Negrão de Lima, na Orla da Lagoa da Pampulha, é a maior da cidade. São 18,63 Km que cercam um dos principais cartões postais do município.

Locais que, hoje são marcos na paisagem urbana da cidade já abrigaram favelas anteriormente, como o Edifício JK e a própria Avenida Afonso Pena. Às margens do Rio Arrudas também havia ocupações de famílias que deixaram o local para a construção da Via Expressa, em troca de indenizações a partir de 17 mil reais.

O Morro das Pedras, na Zona Oeste, quarto maior aglomerado da cidade, com cerca de 20 mil moradores, é uma das áreas sob intervenção urbanística do Vila Viva.

Na edição 2021, no qual 30 brasileiros aparecem entre as pessoas mais ricas do planeta, há um mineiro de Belo Horizonte que é considerado o mecenas do Clube Atlético Mineiro. Com patrimônio de US$ 2,2 bilhões, Rubens Menin Teixeira de Souza ocupa a posição 28 no ranking dos bilionários que moram no Brasil.

Continuar lendo Tem favelas no Japão?