Quais são as madeiras mais caras do Brasil?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Qual a madeira mais cara? Dentre essas madeiras citadas, outro nome pelo qual são conhecidas as madeiras nobres brasileiras, o Jatobá, o Jacarandá e o Ipê são as mais caras devido ao seu resultado de acabamento mais lustroso e bonito.

A madeira de ágar é a madeira mais cara do mundo devido ao seu aroma específico proveniente de uma resina escura e úmida chamada aloés que é liberada pelo sistema de defesa da árvore para impedir a propagação da infecção causada pelo fungo Phialophora parasitica.

Mogno, jacarandá e ipê são madeiras mais cobiçadas.

Madeira MDP
O MDP possui uma aparência muito semelhante à da madeira maciça e tem a vantagem de ser mais barato.

2 – Baraúna : Uma espécie de planta com flor da família do cajueiro, ela é originária do Brasil e cria uma madeira extremamente resistente de 2.177 Kg. Devido a esta imensa dureza e resistência, esta madeira é frequentemente utilizada na construção.

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

Algumas opções de madeiras resistentes para o seu projeto são: Ipê, jatobá, cumaru, eucalipto e itaúba.

Crinodendron brasiliense

Crinodendron brasiliense ou cinzeiro-pataguá é uma árvore considerada “super rara”, encontrada durante um estudo de campo numa pequena área localizada nas regiões montanhosas do Planalto Serrano Catarinense.

árvore Pau-Brasil

A árvore Pau-Brasil é uma árvore nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica.

Ipê

De acordo com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Ipê tem o título de madeira mais resistente do mundo. Por isto é que madeira Ipê é a mais valorizada internacionalmente para construção de decks (Deck Ipê Tabaco, Deck Ipê fêmea / fêmea, e, Deck Ipê f/f).

A madeira de lei do pau-ferro é muito dura, provavelmente a mais densa e pesada das Américas; alguns chamam-na de "ébano" brasileiro; esta densidade altíssima faz com que a espécie, especialmente em parques, seja constantemente atingida por raios.

A madeira comum tem a vantagem de apresentar um valor comercial mais baixo. Outra vantagem é que é um material sustentável! Dois exemplos bastante utilizados desse tipo de madeira é o pinus e o eucalipto!

O Mogno é considerado uma das melhores madeiras de lei, e é a mais cobiçada do país. Por estar ameaçado de extinção, a exploração é restrita e de alto custo. Pode ser utilizada tanto na construção civil como na produção de móveis e revestimentos, assim como na confecção de instrumentos musicais.

mogno brasileiro

O mogno brasileiro é uma espécie nativa do continente americano e bastante presente na região da Amazônia. Sua madeira é considerada de alta qualidade, por isso é bastante requisitada pelas madeireiras. Justamente por isso é uma das árvores mais ameaçadas pelo avanço do desmatamento na floresta amazônica.

Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.

Pau-de-Balsa

É a mais leve madeira de uso comercial que existe. É produzida pelo pau-de-balsa, também chamado pau-de-jangada ou pata-de-lebre. Os tipos mais leves pesam cerca de 48kg/m³ Isto equivale a um terço do peso da cortiça.

1º lugar: Mogno Africano
Madeira nobre e com bom retorno financeiro, essas são as principais características do Mogno Africano. A espécie é considerada uma opção para a realização de reflorestamento comercial porque possui boa rentabilidade.