Quais são as lutas de origem oriental e ocidental?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Muitas destas artes de guerra orientais e ocidentais deram origem a atividades que atualmente são praticadas em todo o mundo, como por exemplo: Wushu; taekwondo; esgrima; arqueirismo (tiro com arco); boxe; savate; judô; karatê; luta olímpica (a luta greco-romana e a luta livre olímpica); ninjutsu; pancracio; muay thai; ...

A principal diferença das lutas orientas e das lutas ocidentais é o uso de instrumentos de combate. Nas lutas ocidentais é comum encontrar algum uso de instrumento como no Boxe onde se precisa da luva. A roupa nesse tipo de luta costuma ser mais leve se comparada as roupas usadas em lutas típicas orientas.

A origem principal e mais popular, entretanto, está ligada a uma vertente oriental, com o monge indiano Bodhidharma que, ao viajar à China, ensinou os monges chineses a prática da Yoga e diferentes técnicas das Artes Marciais Indianas, influenciando a criação de diferentes estilos de luta pelos monges de Shaolin.

Entre os estilos orientais de luta, podemos citar: Kombatan; Pencak silat; Muay Lao; Naban; Thaing; Malla khra; Viet vo dao; Vovinam; Bando.

Resposta verificada por especialistas. São consideradas como lutas ocidentais as mais modernas, como o Boxe, a Capoeira e o Kickboxing.

As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a “defesa pessoal”, ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida.

São mais de 600 modalidades diferentes, incluindo todos os tipos de luta explicitados acima.

Segundo os historiadores, o Kung Fu se originou há mais ou menos quatro mil anos, a partir da observação dos chineses sobre os movimentos dos animais. A principal filosofia dessa arte marcial se empenha no equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Há registros longínquos da existência do boxe já no ano 3.000 a.C., no Egito. Mas foi na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte. A história do boxe, no entanto, é cheia de altos e baixos.

Existem várias lutas genuinamente brasileiras. Capoeira, Huka Huka, luta marajoara, Berimbau e Jiu-jitsu brasileiro, são alguns exemplos. Marajoara, estilo de luta corpo a corpo, foi criada e é muito praticada no norte do Brasil. O objetivo da luta é fazer o adversário encostar as costas no chão.

Resposta. As lutas orientais geralmente são milenares, trabalham corpo, mente e espirito em um conjunto, são cheias de filosofias e ensinamentos.. As artes ocidentais são mais visadas no ESPORTE.. não aplicam muito o treino da mente.. eles usam mais para o esporte, para o combate direto..

Confira, a seguir, seis artes marciais que podem ser apresentadas aos alunos na educação física escolar.

  • 1) Kung Fu. O nome desta arte marcial é uma interpretação da expressão em cantonês “gong fu”, que significa trabalho árduo que leva à perfeição. ...
  • 2) Tai chi chuan. ...
  • 3) Taekwondo. ...
  • 4) Karatê ...
  • 5) Jiu-Jitsu. ...
  • 6) Judô ...
  • 7) Capoeira.

Entre as diversas manifestações de lutas existentes, se encontram as lutas brasileiras.

  1. Capoeira. ...
  2. Jiu-jitsu brasileiro. ...
  3. Tarracá ...
  4. Luta Marajoara. ...
  5. Huka-Huka. ...
  6. Kombato. ...
  7. Vale-tudo. ...
  8. Uru-Can.

Compartilhe : O muay thai, também conhecido como boxe tailandês, foi criado há centenas de anos por agricultores tailandeses que, para evitar acidentes, passaram a treinar luta e autodefesa sem armas, segundo a CBMT (Confederação Brasileira de Muay Thai).