Quais são as línguas mais faladas na América do Sul?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Lista das línguas mais faladas na América do Sul

  1. Espanhol. A quantidade de falantes da língua espanhola na América do Sul é ligeiramente maior que a de falantes de português. ...
  2. Português. ...
  3. Inglês. ...
  4. Alemão. ...
  5. Italiano. ...
  6. Árabe (vários dialetos) ...
  7. Chinês (vários dialetos) ...
  8. Ucraniano.

A América do Sul recebeu imigrantes de todas as partes do mundo ao longo da história. Mesmo com a maioria dos países tendo o espanhol como idioma oficial, o português é o idioma mais falado do continente.

Guiana

1. Guiana — $ 60.648. A Guiana vivenciou um notável aumento de riqueza recentemente, impulsionado principalmente pelo início da produção de petróleo em 2020. Por isso, lidera o ranking dos países mais ricos da América do Sul.

O inglês é o idioma preponderante, com o espanhol em segundo lugar. Segundo um levantamento do Instituto de Políticas Migratórias com base em dados do censo americano, em 2019, quase 70 milhões de pessoas (22% da população) disseram falar uma língua diferente do inglês em casa.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é a segunda língua oficial do país, utilizada pela comunidade surda brasileira, é reconhecida pela Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

Então, por que não falamos mais espanhol no Brasil? A resposta passa por políticas públicas, foco excessivo no estudo do inglês e até a pouca importância que alguns governos, ao longo do tempo, deram para as relações com os países sul-americanos hispano-falantes. Ela inclui também uma questão de perspectiva.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

Quais são as línguas mais faladas na América Latina?

  • Português. Embora a língua portuguesa seja “isolada” no continente sul-americano, ela ainda é a segunda língua mais falada na América Latina. ...
  • Espanhol. O espanhol é uma língua com uma longa história e muitos falantes. ...
  • Línguas nativas. ...
  • Origem do nome América Latina.

Brasil é um país

O Brasil é um país do continente americano especificamente localizado no subcontinente América do Sul. É o maior país em extensão territorial desse subcontinente e o único país da América em que o português é a língua oficial.

Guiana

A Guiana é o único país sul-americano cujo idioma oficial é o inglês.

Venezuela terminará 2021 como o país mais pobre da América Latina - Estadão.

Das pessoas com a menor renda diária em toda a região, 45% vivem nos países da América Central, México e Haiti; 38% vivem no Brasil; 15,9% na região andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru) e 1% no Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).

Brasil

O Brasil é considerado a potência regional da América do Sul, rivalizado apenas pela Argentina. O Brasil é um país historicamente rico, que possui uma economia forte e boas relações comerciais com os Estados Unidos, a única hiperpotência atual do mundo.

Galego

Galego. Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.

Jardim Amanda é um extenso e populoso bairro do município brasileiro de Hortolândia, interior de São Paulo. Situado às margens da Rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença (SP-101) e da Rodovia dos Bandeirantes, o Amanda na década de 1990 era conhecido como o maior bairro residencial da América Latina.

São Paulo

Uma metrópole de grandes proporções em todos os sentidos, São Paulo ocupa o posto de maior cidade da América do Sul, com seus mais de 12 milhões de habitantes e 21 milhões considerando a Grande SP.

O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil.

Ainda de acordo com as estimativas do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo mencionadas no texto anterior, o espanhol é a terceira língua estrangeira mais falada no Brasil, depois do italiano e do inglês. No entanto, não foi mencionado um número específico de pessoas falantes de espanhol no Brasil.

português

Por outro lado, enquanto língua nacional, o português é significado como a língua materna de todos os brasileiros, mesmo que um bom número de brasileiros tenham como língua materna outras línguas, ou indígenas ou de imigrantes.

É sempre complicado se comparar a dificuldade de duas línguas, mas em se tratando de duas línguas tão próximas uma à outra como o Português e o Espanhol, e nesse caso em específico, a resposta é bem fácil: o Português é, sem dúvida alguma, mais difícil de se aprender que o Espanhol.

A explicação para isso está no que a linguística chama de inteligibilidade assimétrica, quando falantes de línguas diferentes, mas relacionadas, compreendem uns aos outros sem esforços extraordinários.