Quais são as linguagens de banco de dados?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Antes de mais nada, precisamos explicar as diferenças entre as duas linguagens:

  • SQL. Estrutura os dados em forma de tabela, chamamos de modelo relacional;
  • NoSQL. Estrutura os dados de forma horizontal, chamamos de modelo não relacional. ...
  • MySQL. Ao falar de MySQL, estamos falando de um software livre. ...
  • SQL Server. ...
  • PostgreSQL.

A linguagem SQL é utilizada de maneira relativamente parecida entre os principais bancos de dados relacionais do mercado: Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre muitos outros.

Mas agora que fizemos uma rápida recapitulação, vamos aos conjuntos de linguagens que compõem a sintaxe do SQL: DDL (Data Definition Language) : Linguagem de definição de dados. DML (Data Manipulation language): Linguagem de manipulação de dados. DQL (Data Query Language): Linguagem de consulta de dados.

Um banco de dados é uma coleção organizada de informações - ou dados - estruturadas, normalmente armazenadas eletronicamente em um sistema de computador. Um banco de dados é geralmente controlado por um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS).

No geral, os dados podem ser divididos em dois tipos principais: qualitativos e quantitativos.

A Linguagem de consulta estruturada (SQL) é uma linguagem de programação para armazenar e processar informações em um banco de dados relacional.

Alguns dos RDBMSs mais conhecidos incluem MySQL, PostgreSQL, MariaDB, Microsoft SQL Server e Oracle.

Uma diferença entre MySQL e SQL Server é que o SQL Server não possui nenhuma dificuldade em inserir ou excluir datas. O MySQL é um banco de dados relacional de código aberto, podendo ser utilizado em todas as plataformas e sistemas operacionais, como o Linux e o Mac OS, já o SQL Server.

Observação: SQL é usado não apenas para manipular dados, mas também para criar e alterar o design de objetos de banco de dados, como tabelas. A parte da SQL usada para criar e alterar objetos de banco de dados é chamada DDL (linguagem de definição de dados).

Os tipos de bancos

  • Bancos comerciais. São a base do sistema monetário do país e atuam distribuindo os recursos de quem aplica para quem precisa de capital, na forma de crédito (sejam pessoas físicas ou jurídicas).
  • Bancos de investimentos. ...
  • Bancos de desenvolvimento. ...
  • Bancos de câmbio. ...
  • Bancos múltiplos.

Podemos dividir os comandos SQL em grupos: DDL, DQL, DML, DCL e TCL. Os DDL (Data Definition Language) são estruturais. Eles servem para definir aspectos da estrutura do banco de dados, como criar tabelas, excluir tabelas, alterar tabelas e mais. São mais focados em um aspecto amplo, e menos nos dados necessariamente.

Dentre essas subdivisões da linguagem SQL, DDL e DML/DQL contém os comandos mais utilizados. Em DDL temos comandos que cuidam dos objetos que compõem um bancos de dados, tais como o próprio banco, as tabelas e os usuários, entre outros. Em DML estão agrupados os comandos para a manipulação dos dados.

A linguagem SQL é o recurso mais conhecido por DBAs e programadores para a execução de comandos em bancos de dados relacionais. É por meio dela que criamos tabelas, colunas, índices, atribuímos permissões a usuários, bem como realizamos consultas a dados.

E com a linguagem de programação não é muito diferente. De acordo com a Universia.net (maior rede universitária do mundo), há perto de 1300 linguagens de programação conhecidas, sendo que o número das mais usadas bate os 50, segundo a Tiobe.

Python. Com certeza a mais conhecida dentro do mercado de Ciência de Dados. É também uma das linguagens mais populares do momento no mercado de tecnologia, pois pode ser utilizada para diversas outras finalidades. A linguagem Python tem sintaxe simples e é conhecida como uma das mais fáceis de aprender.

Um banco de dados, para funcionar, deve possuir um conjunto de quatro componentes básicos, são eles: dados, hardware, software e usuários.

Um banco de Dados é também conhecido como base de daods e caracteriza-se como um arquivo de texto, o qual é visualizado em forma de tabela e utilizado como um repositório de informações, geralmente alocadas em um sistema de computador.

As aplicações dos bancos de dados são diversas, desde estrutura simples para armazenar informações de uma empresa pequena (dados de funcionários, planejamento de recursos e processos) até sistemas complexos com um grande volume de dados, utilizando Big Data.

1 – World Data Centre for Climate (WDCC): eis o campeão.