Quais são as lições que podemos aprender com Neemias?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Por último, e uma das lições de gestão mais preciosas de Neemias: a justiça e a integridade. Neemias não tinha a obrigação de reconstruir os muros de Jerusalém, ainda assim, ele deixou o palácio a fim de cumprir essa missão, motivado por sua integridade e pelo desejo de ver a cidade sendo respeitada novamente.

Neemias foi usado por Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam destruídos no pós-exílio. Judeu (1:6b), filho de Hecalias (Ne1:1), ele fazia parte da geração de israelitas que foram levados cativos para a Babilônia. Na corte real, possuía um cargo muito importante e de grande responsabilidade.

Neemias se importou com essa situação, como um bom líder. Líderes são sensíveis à situação que os rodeia. Sendo assim, Deus se importa e por isso busca pessoas que também tenham essa capacidade de se preocupar com os problemas dos outros. A Deus lhe preocupava a situação de seu povo.

Edificar significa erguer; levantar; ou construir algo. É um termo do latim "aedificare". É um verbo transitivo direto e dependendo do contexto pode ter diferentes acepções: Edificar um prédio, está no contexto de construir, erguer ou levantar um edifício.

Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? 3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?

O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o único remanescente do Segundo Templo de Jerusalém que permanece de pé (516 a.C. - 70 d.C.). Concluído por Herodes, o Grande, este templo era um local sagrado para o judaísmo há dois mil anos, e seus vestígios continuam tendo o mesmo significado hoje em dia.

1. Não se conformou com a situação. 2. Muita oração e jejum.

9 E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os aajuntarei e os trarei ao lugar que escolhi, para ali fazer habitar o meu nome.

Um dos argu- mentos utilizados para sustentar essa posição é o tempo recorde, em que uma comunidade pobre e sem recursos como era a de Jerusalém, levou para reconstruir o muro. Segundo Ne 6,15, toda a extensão foi reconstruí- da em 52 dias.

Deus consola. Governou a Persa e restaurou Jerusalém.

Era um empregado superior na casa dos monarcas orientais, sendo a sua missão servir o vinho ao rei, e preservá-lo de qualquer veneno.

Quando passamos a depender somente de Deus, reconhecendo que somos nada, Deus pelo seu infinito amor nos torna tudo. "O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada." (Jo 3.27.) A nossa sabedoria é nada. Não devemos julgar saber alguma coisa, pois tudo o que temos e somos vem do Senhor.

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

Sambalate era o governador de Samaria, e ele e seu povo eram inimigos dos judeus que haviam retornado com Zorobabel. Como Sambalate reagiu aos planos de reconstruir os muros da cidade? (Ver Neemias 2:10, 19; 4:1–3, 7–8, 11.)

O conceito de edificação espiritual consiste no ato desenvolver ou obter certas características através da aproximação de Deus. Ser edificado espiritualmente significa interiorizar certas qualidades no espírito.

Obra não termina porque não segue uma sequência de etapas. Não há planejamento, nem sequer projeto. Tudo é decidido na hora e o seu dinheiro vai embora. Obra boa só começa com projeto definido, cronograma e orçamento fechados, mão de obra escolhida e prazo para começar e especialmente para terminar.

Colocar em prática o exercício das verdades bíblicas. Deus faz boas obras por meio de nossas vidas para que sigamos o caminho espiritual da verdade. Um dos mandamentos que devemos ter sempre em mente é que cada um de nós veio à Terra para cumprir sua missão e ajudar o próximo.

Quem foi Neemias
Neemias viveu por volta de 445 ou 444 a.C, após a queda do Império Babilônico diante do Persa, e foi um dos descendentes daqueles que foram levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor.

No seu coração nascera o sonho de restaurar sua cidade e trazer de volta a alegria para Jerusalém. Queria reconstruir os muros que foram derrubados e deixar a cidade protegida. Neemias sonhou os sonhos de Deus. Quando o Senhor nos dá um sonho, também nos prepara para concretizá-lo.

Entre 605 e 586 a.C. o exército da Babilônia sob a liderança do rei Nabucodonosor marchou contra o Reino do Sul e conquistou Jerusalém.

Com 12 metros de altura, 4,5 quilômetros de comprimento e 34 torres de vigilância, a muralha de Jerusalém protege a Cidade Velha, uma área de pouco mais de 1 quilômetro quadrado.