Quais são as leis morais Segundo o espiritismo?

Perguntado por: emoura9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

São elas: Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos.

No entanto, no século XIX não existia na França essa distinção entre "ética" e "moral", e Kardec, na elaboração de suas obras, usou a palavra "moral" segundo seu significado, naquele país naquela época. A palavra moral foi usada no sentido de espiritual, ou seja, as leis morais são aquelas que regulam a vida da alma.

Comportam-se de forma amoral, ou seja, sem nenhum referencial de moralidade. Já as leis são hábitos e costumes relativos a conteúdos julgados fundamentais e indispensáveis para os indivíduos. São acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo para garantir justiça mínima ou direitos mínimos.

A lei de Causa e Efeito, por outro lado, outorga àqueles que se voltam para o Bem e o Amor, a colheita do frutos sazonados, como resultado de seus esforços na Seara do Bem.

Espiritismo - É a regra do bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando faz tudo pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus - KARDEC, A. O livro dos espíritos.

A moral na perspectiva da espiritualidade está na consciência de espírito e nas virtudes. De acordo com Comte-Sponville (1999), a virtude é uma inclinação do ser humano em fazer bem, um espírito em verdade, que remete aos pensamentos e ações morais.

Conforme definido por Luiz Gonzaga de Souza “espiritismo é amor, é felicidade, é abnegação, é labuta pelo bem, é autoconsciência das verdades absolutas, é caridade e, é, sobretudo, igualdade, com fraternidade e liberdade entre os povos”.

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Palavras-chave: Dimensão material. Dimensão psíquica. Dimensão intelectiva.

O Espiritismo possui como tripé os aspectos científico, filosófico e religioso.

Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.

Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.

A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. É comum ouvirmos a frase “fulano atentou contra a moral e os bons costumes”, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade.

As Leis Espirituais trabalham internamente dentro da psique, e isso será cada vez mais descoberto e aceito como verdade. Elas preveem a possibilidade de retorno a Deus se e quando qualquer um dos seres criados faça mau uso de seu poder e liberdade.

Karma - É o peso do destino que as pessoas carregam. No espiritismo, se refere à Lei de Causa e Efeito, cada ação no plano espiritual ou físico causará uma reação. Livre Arbítrio - É o direito que as pessoas têm de fazer suas próprias escolhas.

própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.