Quais são as leis injustas?

Perguntado por: dfelix4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Pode-se dizer que leis injustas são contrárias à Justiça, ou seja, contrárias ao objetivo maior do Direito que, conforme já dito, é dar a cada um o que lhe pertence. Por alguma distorção, a norma se torna inútil na função a que se destina, ocorrendo uma injustiça.

Leis Anacrônicas - (...) são as leis que envelhecem durante o seu período de vigência e não foram revogadas por obra do legislador (...). 2. Leis Artificiais - como processo de adaptação social, o Direi- to deve ser criado à imagem da sociedade, revelando os seus valores e as suas instituições.

Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.

Aristóteles faz ainda duas distinções numa passagem posterior. A pri- meira é a distinção entre a ação injusta e o injusto, enquanto a segunda é a distinção entre ação justa e o justo. A ação justa é aquela que tem por objeto o justo, enquanto a ação injusta é aquela que tem por objeto o injusto (EN V, 7 1135 a 9-10).

Pode-se dizer que leis injustas são contrárias à Justiça, ou seja, contrárias ao objetivo maior do Direito que, conforme já dito, é dar a cada um o que lhe pertence. Por alguma distorção, a norma se torna inútil na função a que se destina, ocorrendo uma injustiça.

1 Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, 2 para prejudicarem os pobres em juízo, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, e para despojarem as viúvas, e para roubarem os órfãos!

Assim, nenhuma norma do ordenamento jurídico pode se opor à Constituição: esta é superior a todas as demais normas jurídicas, as quais são, por isso mesmo, denominadas infraconstitucionais. Dentro da Constituição, existem normas constitucionais originárias e normas constitucionais derivadas.

Quanto à amplitude ou ao alcance, as leis são gerais, especiais, excepcionais e singulares. Gerais são as leis que disciplinam um número indeterminado de pessoas e atingem uma gama de situações genéricas. O Código Civil brasileiro é exemplo de lei geral.

As leis estaduais são hierarquicamente inferiores às leis federais. Se os deputados estaduais fizerem uma lei em desacordo com Leis Federais, a lei é ilegal. As leis municipais são hierarquicamente inferiores às leis federais e estaduais.

2 – Atravessar fora da faixa de pedestre
Dessa maneira, conforme previsto no artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro, atravessar fora da faixa é considerado uma infração leve e o pedestre poderia ser multado com 50% da multa dessa natureza, equivalendo a R$ 26,10.

DECRETO Nº 1, DE 15 DE NOVEMBRO DE 1889
Proclama provisoriamente e decreta como forma de governo da Nação Brasileira a República Federativa, e estabelece as normas pelas quais se devem reger os Estados Federais.

No Brasil, temos uma lei principal ou a Lei Maior, que é a Constituição Federal, onde se encontram as normas que orientam o legislador – Vereador, Deputado ou Senador – sobre quais assuntos eles devem ou podem tratar.

|| Injusto possuidor, o que contra o direito está de posse de uma coisa. || Desarrazoado, que não tem fundamento: Suspeitas injustas. || -, s. m. pessoa ou coisa injusta: Confundir o justo com o injusto.

Injustiça aparece na Bíblia como sinônimo para iniquidade e pecado. A injustiça desagrada a Deus. O Senhor é justo e justificador daqueles que creem em Jesus (Rm 3:26). Não fique indignado se você sofreu alguma injustiça, Deus faz justiça aos injustiçados.

Que não é justo:

  1. desmerecido, imerecido, indevido. Pessoa que não é justa:
  2. faccioso, iníquo, parcial. Que não age com justiça:
  3. abusivo, arbitrário, autoritário, despótico. Que não tem fundamento:
  4. desarrazoado, improcedente, infundado, injustificado, injustificável, inválido.
Continuar lendo Quem faz as leis?