Quais são as leis da fusão?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Lei: sob pressão constante, a fusão de uma substância cristalina se processa à temperatura constante. A fusão ou solidificação de uma substância cristalina é aquela em que aparecem, em presença uma da outra, as fases sólida e líquida. 2ª Lei: para uma dada pressão, cada substância possui a sua temperatura de fusão.

As leis da ebulição
Se um líquido se encontra em seu ponto de ebulição, é necessário fornecer calor a ele para que ocorra a transição forçada para a fase gasosa. A quantidade de calor que deve ser fornecida, por unidade de massa, é denominada calor latente de vaporização, e é característica de cada substância pura.

Alguns exemplos de fusão são: O derretimento dos cubos de gelo ao retirá-los do congelador. O ar ao seu redor aquece o gelo e o derrete. A fundição de metais pesados nas indústrias siderúrgicas.

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Um exemplo importante de reações de fusão é o processo de produção de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrogênio).

1) A uma dada pressão, a temperatura na qual ocorre a fusão, denominada ponto de fusão, é bem determinada para cada substância. 2) Após um sólido atingir sua temperatura de fusão é necessário fornecer energia térmica a ele para que ocorra a mudança de estado.

Conglomerado: é a fusão de empresas que possuem atividades totalmente distintas, para aumentar a diversificação dos negócios. Fusão de extensão de mercado: é a fusão entre duas ou mais empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço, mas em mercados diferentes, procurando atingir uma base de clientes maior.

1 liquefação, dissolução, derretimento, fundição.

Durante a fusão sua temperatura se mantém constante, pois o calor recebido é usado unicamente para a mudança de estado. O calor por unidade de massa necessário para mudar de fase é chamado de calor latente de fusão (Lf) e é uma característica da substância.

CONDENSAÇÃO - Retirando-se calor, do vapor de uma substância, que esteja a uma temperatura superior ao seu ponto de ebulição, a temperatura do vapor diminuirá e, quando ela atingir o valor no qual ocorreu a ebulição, o vapor começará a se condensar (liquefazer), isto é , o ponto de condensação é igual ao ponto de ...

O ponto de fusão corresponde à temperatura em que determinado material passa do estado sólido para o líquido; e o ponto de ebulição é a máxima temperatura em que um material pode existir na fase líquida, sob determinada pressão.

100ºC

Existem diversas escalas termométricas, a mais utilizada no Brasil é a Celsius (ºC). Ela considera a temperatura 0ºC (zero graus), o ponto de fusão da água, e a temperatura de 100ºC (cem graus) como o ponto de ebulição da água.

Na Termofusão, a união é feita por topo, juntando as extremidades de um tubo com outro, tanto barras como bobinas. Nesse processo, as extremidades se fundem ao inserir uma placa aquecida à 220°C entre as faces do tubo e, dessa maneira ocorre a união. A Solda por Termofusão é mais complexa, pois é feita sob pressão.

Essa mudança do estado líquido para o sólido é denominada solidificação. Existe ainda outra mudança de estado físico, que é a sublimação. Ela ocorre quando a substância passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso ou vice-versa. Esse fenômeno ocorre com o gelo-seco e com a naftalina, por exemplo.

estado sólido

Fusão Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido.

Quais as vantagens da fusão?

  • Redução de custos de produção;
  • Aumento nos lucros;
  • Maior participação no mercado;
  • Novos benefícios;
  • Fortalecimento da nova empresa;
  • Crescimento organizacional;
  • Diversidade de mercado;
  • Mudança na cultura organizacional.

A passagem do estado sólido ao estado líquido é chamada de fusão, ou, como popularmente é conhecida, derretimento. O gelo, tanto das calotas polares, quanto do nosso copo de suco, se tornando água líquida é um exemplo de fusão.