Quais são as lagartas mais venenosas do Brasil?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

As lagartas do gênero Lonomia são as únicas que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves ou mortes, pela inoculação do veneno no organismo, que se dá por meio do contato das cerdas urticantes com a pele.

Lonomia oblíqua

Lonomia oblíqua é venenosa e pode causar insuficiência renal.

Lonomia

Estamos na época de Lonomia, uma taturana extremamente perigosa, cujo veneno pode provocar hemorragia interna e insuficiência renal, podendo inclusive ocasionar a morte.

Algumas coisas podem ser feitas para reduzir ou tratar os efeitos de queimadura por lagarta, como lavar o local queimado com água corrente e realizar compressas com gelo. Ainda, você pode usar ingredientes naturais, como a babosa, que tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes.

As taturanas, também conhecidas popularmente como lagarta-de-fogo, mandruvá, taturana- gatinho, são na verdade larvas de borboletas ou mariposas (Ordem Lepidoptera). Lagartas de algumas mariposas apresentam o corpo recoberto por estruturas pontiagudas que, ao penetrar a pele humana, podem causar acidentes.

As lagartas do gênero Lonomia são as únicas que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves ou mortes, pela inoculação do veneno no organismo, que se dá por meio do contato das cerdas urticantes com a pele.

Uma curiosidade sobre a lagarta Pseudosphinx tetrio é o fato dela não manter o seu casulo preso nos galhos das árvores. Ela prefere enterrar-se no solo. Lá, acontece a sua metamorfose por completo.

O pesquisador-científico do Instituto Biológico, Francisco José Zorzenon, esclarece que as patas das lagartas não são venenosas. “São suas cerdas, geralmente da região dorsal, que possuem glândulas venenosas”, afirma. Ele diz ainda que nem toda lagarta peluda é venenosa.

Sim toda lagarta deve virar uma borboleta. E sabia que ela passa por vários estágios? São eles, ovo, lagarta, pupa e, por fim, borboleta.

"Não é atoa que a espécie também é conhecida como lagarta-de-fogo. Esses pelos possuem uma toxina que é utilizada como defesa contra predadores. Em casos de acidente com humanos, a pessoa sente dor intensa no local, que pode se espalhar para outras regiões do corpo".

Eumorfa labrusque é uma lagarta popularmente conhecida como lagarta-serpente. Ela tem esse nome porque costuma imitar o movimento das serpentes, para se defender de predadores. Apesar disso, trata-se de um animal inofensivo.

As altas temperaturas do verão são propícias para o aparecimento da Lagarta Lonomia, conhecida também como Taturana.

Os espinhos ramificados das taturanas são imensamente sensíveis. Isso quer dizer que um leve toque pode quebra-los e liberar o veneno com propriedades urticantes. Ao encostar uma parte do corpo em uma ou no aglomerado de lagartas, todos os espinhos se quebram e derramam uma toxina hemorrágica na pele.

A lagarta de fogo é branca e tem pelos de coloração castanho-avermelhada, possuem pilosidades com propriedades que queimam, são potencialmente perigosas.

Levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo oportuno. A identificação da lagarta causadora do acidente pode ajudar no diagnóstico. Portanto, se for possível, é recomendado levar a causadora ao serviço de saúde.

São mariposas que medem, aproximadamente, 70 mm de comprimento, de coloração alaranjada, tendo na asa posterior uma mancha escura circular. Suas lagartas apresentam coloração esverdeada com pelos urticantes e de comprimento aproximado de 80 mm.

A lagarta de fogo, popularmente chamada de taturana, é a forma jovem de uma mariposa da família Megalopygidae. Por conta dessa característica, seu nome científico é Megalopyge lanata. A espécie pertence à ordem Lepidoptera, que classifica os insetos que apresentam asas cobertas de escamas, como mariposas e borboletas.

Se durante este processo o inseto for manipulado, as asas podem ficar mal formadas, originando uma borboleta ou mariposa deformada.